terça, 19 de julho de 2016 - 10:16h
Equipamentos barram entrada de objetos proibidos no Iapen
Equipamentos atendem à política nacional dos órgãos que controlam a execução penal no país.

Desde que foram instalados no início de junho, no Instituto de Administração Penitenciário (Iapen), os equipamentos de inspeção eletrônica reforçaram a barreira de objetos como celulares, drogas, dinheiro e armas na instituição.

De acordo com a direção do Iapen, após a instalação dos equipamentos de segurança, a entrada desses produtos teve uma queda significativa. A direção explica que, a cada trinta vistorias, uma pessoa era flagrada com material proibidos, principalmente drogas e celulares. Hoje, essa realidade é bem diferente

A diretora em exercício da penitenciária, Neila Souza, diz que os novos equipamentos viabilizaram a revista de familiares que vão semanalmente fazer visita aos internos. “O familiar agora não precisa mais tirar toda a roupa para passar pela revista, a não ser quando há fortes suspeitas de que a pessoa está trazendo algum material proibido. Eles sabem que, se por ventura tentar levar o material, certamente serão flagrados e poderão responder processos”, relatou a diretora.

O investimento do Governo do Amapá (GEA) na instalação dos equipamentos foi de R$ 174.310 mil, e são frutos de um convênio federal com Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que também foi responsável pela instrução dos servidores do Iapen para manusear e operar os detectores de metal e scanner’s.

Os equipamentos atendem a política nacional dos órgãos que controlam a execução penal no país, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional de Políticas Criminal e Penitenciário (CNPCP) e Vara de Execução Penal (VEP).