sexta, 19 de junho de 2020 - 19:38h
Amapá registra menor número de casos de dengue, zika vírus e chikungunya do Brasil
Nos primeiros cinco meses do ano, estado apresentou uma queda de 70% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Resultado é fruto de esforço entre Governo do Amapá e prefeituras.
Foto: Arquivo/Secom
Aedes aegypti

Nos primeiros cinco meses do ano, o Amapá teve o menor número de casos de dengue, chikungunya e zika vírus do Brasil, com uma redução de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS). O órgão fez um levantamento geral dos números de casos das três doenças nos 27 estados, considerado o período de 29 de dezembro a 6 de junho.

A queda é resultado de esforços entre a Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SVS) e as prefeituras municipais, que vêm trabalhando com a prevenção e o controle dessas endemias através de orientações em escolas de ensino fundamental.

Segundo os dados, o Amapá, até 6 de junho de 2020 apresentou apenas 38 casos de dengue em todo o seu território, com uma taxa de incidência de 4,5 por 100 mil habitantes. Quanto ao chikungunya e zika vírus, foram notificados 8 casos cada um, com uma taxa de incidência de 0,9 para ambos. Os números são os mais baixos de todo o país.

No período avalidado, não houve nenhum óbito registrado no Amapá por conta das três endemias.

Prevenção e controle

Em 2019, a SVS desenvolveu capacitações para agentes de endemias municipais, o que também colaborou para um maior controle do aedes aegipty, o transmissor dessas doenças.

Contratados pela SVS, os trabalhadores atuaram de forma significativa em orientações sobre Educação em Saúde implementadas em escolas de ensino fundamental, como afirma o técnico da SVS, o enfermeiro Aldo Maurício, responsável pelo estudo de doenças transmitidas pelo mosquito.

"Tudo isso colaborou para que o Amapá se destacasse nacionalmente como o estado do Brasil que apresentou uma redução de mais de 70% no número de casos confirmados em relação ao ano passado. Essa queda vem sendo observada no estado desde o fim do ano passado", afirma.