Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 20 de maio de 2020 - 10:50h
Juventude Sangue Bom vai aumentar estoque do Hemoap durante pandemia
Segunda edição da campanha mobilizada pela Sejuv buscar garantir uma quantidade segura de bolsas de sangue para atender hospitais.
Por:
Foto: Philippe Gomes/Arquivo Secom
Jovens são mobilizados para participar da campanha de doação de sangue.

Com uma queda nos índices de doações de sangue durante a pandemia, a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) mobiliza a segunda edição da campanha Juventude Sangue Bom.

O objetivo é reunir jovens para ajudar a abastecer o estoque do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). De acordo com o hemocentro, as doações diminuíram na quarentena, o que pode deixar o estoque no vermelho.

Para não gerar aglomerações e evitar o risco de infecção pelo coronavírus, a Sejuv preparou um cronograma de doações e convidou bolsistas do Amapá Jovem para participarem voluntariamente. A ação inicia a partir de quinta-feira, 21.

O bolsista interessado deve procurar o coordenador de polo para verificar se está dentro do perfil de doador. Caso não atenda as exigências para doar, o jovem pode convidar parentes ou amigos para participarem da campanha.

“Já convidamos os jovens para salvar vidas ficando em casa. Agora o chamado é para salvar vidas doando sangue para que não falte caso alguém precise”, explicou o titular da Sejuv, Pedro Filé.

Para a diretora-presidente do Hemoap, Ruimarisa Martins, a ação ajudará colaborar com o quantitativo que atende hospitais de todo o estado. Ela destaca que a mobilização é de grande ajuda para não faltar quando necessário.  

“Muitos doadores se afastaram nesse período de pandemia, então essa ação da juventude vem colaborar conosco. Ajuda a manter o estoque abastecido que é fundamental para os pacientes que necessitam de sangue”, disse.

Para doar, o jovem deve estar em boas condições de saúde, ter mais de 16 anos, pesar no mínimo 50kg e não ter viajado por pelo menos 30 dias antes da data de doação.

A campanha funcionará da seguinte forma:

  • O bolsista informa que quer doar sangue ao coordenador do polo onde atua ou pelo telefone 98140-4744;
  • O dia da doação será agendado;
  • No dia da doação um servidor da Sejuv buscará o jovem doador e levará até o Hemoap para a doação;
  • O jovem deve usar máscara;
  • Levar documento oficial com foto e comprovante de residência;
  • Ao entrar no veículo o jovem deve higienizar as mãos;
  • Após a doação o jovem será levado para casa.

Esta é a segunda edição da campanha este ano. Em janeiro os jovens fizeram um mutirão de doações nas férias. Esta ação mobilizou 1.500 jovens, entre doadores e apoiadores, e resultou em 166 bolsas de sangue.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá