segunda, 19 de abril de 2021 - 16:28h
Vamos Aprender: Alunos da educação básica do Amapá já podem estudar por canal educativo na TV
Programação educativa é transmitida durante a semana pelo canal da TV Assembleia, 7.3, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e ficarão disponíveis também no portal Aprendizagem em Casa.
Por: Caroline Mesquita

Os estudantes da rede estadual e das redes municipais de ensino do Amapá já podem acompanhar a programação educativa exibida via televisão, plataforma online e aplicativo. O programa Vamos Aprender, projeto que iniciou ano passado, foi renovado para 2021 e lançado nesta segunda-feira, 19, para oferecer aos estudantes mais alternativas de aprendizagem não presencial.

A programação diária é exibida pela televisão, por meio do canal da TV Assembleia, 7.3, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e abrange toda a região metropolitana, que compreende Macapá, Mazagão e Santana. O conteúdo também fica disponível pelo Portal Aprendizagem em Casa, pelo site https://nte.ap.gov.br/aprendizagememcasa/, alcançando, desta forma, boa parte das escolas das redes públicas amapaenses pela internet.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa (Alap) com o projeto Vamos Aprender, que disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica: educação infantil; anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.

O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo.

Como o conteúdo será exibido

A programação exibida pela TV Assembleia possui duração de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, divididas por etapas da educação básica, da seguinte forma: 8h às 10h serão exibidos os conteúdos voltados para o ensino médio; das 10h às 12h, os conteúdos voltados para os anos finais do ensino fundamental; no período de 14h às 16h, serão transmitidos os conteúdos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental e de 16h às 18h, conteúdos para a educação infantil. O material é disponibilizado também pelo site Aprendizagem em Casa.

Parcerias

A iniciativa é resultado de uma parceria do Amapá com o Vamos Aprender, que foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com parceria técnica da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e CIEB, e apoio de Unesco, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande, Imaginable Futures e Itaú Social.