Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 19 de abril de 2016 - 10:18h
Sesa apoia mutirão de cirurgias cardíacas no Amapá
O Governo do Estado apoia a missão, facilitando a retirada do visto para os profissionais estrangeiros e informando a lista de pacientes prioritários
Por:
Junior Ribeiro e Nadia Fiuza viajaram mais de 15 horas para a cirurgia do filho, Zayon, em Macapá
O casal Nadia Fiuza e Junior Ribeiro são pais do pequeno Zayon Ribeiro Fiuza, de cinco anos de idade. Há pouco mais de uma semana, o garoto foi diagnosticado com sopro cardíaco. Vindo de Anajás, município do interior do Pará, Zayon é um dos pacientes atendidos pela missão voluntária Cardiostart Internacional, que reúne profissionais de várias nacionalidades para um mutirão de cirurgias cardíacas, que iniciou em Macapá na segunda-feira (18) e vai até o dia 29 de abril.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apoia a missão, facilitando a retirada do visto para os profissionais estrangeiros, além de fornecer a lista de pacientes considerados prioridade. 

"São mais de 15 horas de viagem para chegar até Macapá. Meu filho será operado do mesmo problema cardíaco que eu tive e a cirurgia é o nosso recomeço", diz o pai, Junior Ribeiro, que aguardava ansioso pela entrada de Zayon no Centro Cirúrgico do Hospital São Camilo. A operação estava marcada para a tarde de segunda-feira (18).

O médico cardiologista Antônio Furlan, um dos articuladores da vinda do Cardiostart para o Amapá, disse que esse trabalho para trazer os estrangeiros para o Amapá já tem pelo menos um ano. "A missão terá três partes: o tratamento cirúrgico, a extensão, com atendimento em nossa clínica no município de Mazagão e a parte educacional, com diversos cursos no auditório do hospital São Camilo", reitera Furlan, reforçando que a missão também tem a matiz de economia para os cofres públicos, uma vez que alguns procedimentos seriam enquadrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Para a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, a vinda da missão para o Amapá é considerada de grande importância. "Recebemos esses profissionais com grande entusiasmo, pois esse mutirão cardíaco será o fim de uma espera, longa para muitas famílias. Dentro do que nos foi solicitado, procuramos apoiar de forma incondicional", informa a secretária.

A missão

A Cardiostart Internacional é uma missão voluntária, com ações humanitárias em pelo menos 27 países, entre eles Peru, Haiti, Uganda e Vietnã. É formada por 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores, de diversas nacionalidades (canadenses, americanos, ingleses, franceses, etc.). 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá