Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 19 de abril de 2021 - 15:00h
Em encontros on-line, escolas estaduais realizam jornada pedagógica e debatem Novo Ensino Médio
A participação das escolas é importante nesse momento para sugerir e compartilhar suas práticas de gestão, além de conhecerem mais sobre o Novo Ensino Médio.
Por:
Reuniões on-line para discutir estratégias pedegógicas

Em uma série de encontros on-line as escolas estaduais de ensino médio (em tempo parcial e integral) estão debatendo a agenda pedagógica do Novo Ensino Médio com diálogos, reflexões, experiências e resultados, além de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Amapá e suas realidades e perspectivas para consolidação ações para a implementação do novo formato no Amapá.

O novo formato está sendo implementado em todo o país. No Amapá, o formato aguarda pela aprovação do Referencial Curricular Amapaense (RCA) do Ensino Médio encaminhado ao Conselho Estadual de Educação. Após aprovação e validação, todas as escolas públicas do Estado terão de adotar.

O primeiro encontro com as escolas aconteceu em março deste ano. O segundo no período de 13 à 22 de abril e conta com a participação de gestores e coordenadores pedagógicos de 124 escolas que ofertam o ensino médio.

Os encontros são geridos pela equipe técnica do Ensino Médio/SEED, e cada evento é marcado por apontamentos sobre os avanços nas ações pedagógicas das escolas como a melhoria no Ideb do Amapá.

Para a gerente do Núcleo de Ensino Médio, Sara Ribeiro, a ideia dos encontros fortalece a gestão da implementação do novo ensino médio.

“Fortalecer a gestão do ensino médio, considerando não apenas o acesso, mas a permanência dos estudantes, especialmente nesse cenário ao qual estamos submetidos de pandemia pelo covid-19. É também um momento de escuta no sentido de como a escola está organizada quanto ao desenvolvimento do currículo, pensando em 2020/2021, além de trabalhar para que toda a rede de ensino implemente o novo ensino médio, por meio da Proposta Pedagógica de cada escola”, explicou a gerente.

 

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio prevê uma nova estrutura curricular a ser ofertada aos estudantes da 1ª à 3ª série, e que foi instituída pela Lei 13.415/2017. Esse novo formato promete melhorar a performance dos estudantes, desde a sua Formação Geral Básica, por área de conhecimento e principalmente o aprofundamento nos Itinerários Formativos, nos quais terão disciplinas eletivas, estudos de Projeto de Vida e farão as suas escolhas no que mais possuem afinidades.

Para Sara Ribeiro, a implementação desse novo formato no Amapá acontecerá após aprovação do referencial curricular pelo Conselho Estadual de Educação.

“Com a homologação do Referencia Curricular do Ensino Médio/AP, passaremos para uma nova fase da implementação, com formação às equipes da rede de ensino, estruturação das propostas pedagógicas das escolas e organização para que no ano de 2022 o Amapá esteja no seu primeiro ano de implementação do novo Ensino Médio”, comentou Sara Ribeiro.

 

Escolas do Novo Saber

Implementadas em 2017, as Escolas do Novo Saber fazem parte de um projeto pioneiro e inovador no ensino médio do estado e que segue o modelo de ensino integral, o qual está definido no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação/AP (Lei 1907/2015).

De acordo com a professora e gerente de implantação das ETI’s no Amapá, Carla Beatriz Carvalho, o novo ensino médio vem para possibilitar que todas as escolas do país sejam na modalidade de ensino integral.

“Avalio que construir uma agenda de reunião com as equipes escolares é o primeiro passo para que as discussões de implementação aconteçam de fato, somente a participação das equipes escolares de forma ativa vai fazer com que estas ações se consolidem”, comentou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá