Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 18 de abril de 2017 - 17:11h
Conselhos Comunitários de Segurança pedem apoio do governo
Governador Waldez Góes se comprometeu em estruturar os conselhos, que cumprem papel importante na segurança pública.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Representantes dos conselhos expuseram as dificuldades ao governador Waldez Góes, deputada estadual Marilia Góes e equipe de governo

Os integrantes da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Amapá (FEASP) foram recebidos nesta terça-feira, 18, no Palácio do Setentrião, pelo governador do Amapá, Waldez Góes. Na oportunidade, as lideranças solicitaram apoio do governo do estado para estruturação de um espaço físico e legalização da situação jurídica para melhorar o funcionamento da entidade.

Atualmente, o estado do Amapá possui 26 Conselhos de Segurança de bairros, todos com problemas de inadimplência na Receita Federal por falta de prestação de contas. Estima-se que o débito chegue a R$ 24 mil. A entidade dá apoio à polícia estadual. São grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas relacionados à segurança pública.

O encontro foi intermediado pela deputada estadual, Marília Góes (PDT), que esteve reunida na semana passada com os presidentes dos Conselhos, e levou ao chefe do Executivo as principais solicitações, entre elas: um espaço físico para servir de sede da FEASP, assim como materiais e móveis de escritório e um veículo para realização dos trabalhos nos bairros.

O presidente do Conselho de Segurança do bairro Congós, José Elenildo Costa, destacou que a falta de local e carro para a locomoção atrapalha muito o trabalho junto à população. “Somos acionados pelos moradores constantemente, mesmo com a toda dificuldade, estamos dando apoio à polícia. O apoio do governo do estado, neste momento, será primordial para melhor a execução das nossas atividades”, disse o presidente. 

Em resposta aos pedidos, o governador Waldez Góes autorizou que a equipe de governo verifique junto às secretarias um espaço que possa acomodar os integrantes dos conselhos para que possam realizar suas reuniões e receber a comunidade.  Além disso, serão garantidos por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), os equipamentos de móveis e materiais de escritório.

“Queremos, cada vez mais, estreitar a relação da comunidade com os órgãos de segurança pública, pois eles têm um papel importante de parceria no dia a dia das polícias. Mesmo com todas as dificuldades, vamos garantir as soluções para estas demandas, o que irá ajudar no trabalho ostensivo na área de segurança pública e que eles continuem cooperando entre si”, afirmou Góes.

Participaram da reunião os presidentes dos Conselhos de Segurança dos bairros Marabaixo, Perpétuo Socorro, Fazendinha, Santana, Gongós, Novo Horizonte, Cuba de Asfalto e Nova Esperança, além dos secretários de Estado do Planejamento, Antônio Teles Júnior, de Segurança Pública, Ericláudio Alencar, e o procurador do Estado Julhiano Avelar.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá