Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 19 de abril de 2018 - 15:12h
Bombeiros têm aula prática de salvamento veicular com o Grupo Tático Aéreo
Oficiais foram capacitados para atuar em conjunto com GTA em ocorrências que envolvam acidente automobilísticos; curso encerra em 25 de abril.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
O curso também serve para que os oficiais do CBM/AP fiquem mais familiarizados com os protocolos de utilização da aeronave

Vinte e três oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) realizaram nesta quinta-feira, 19, uma aula prática do 4º Curso de Salvamento Veicular. A capacitação foi realizada em parceria com o Grupo Tático Aéreo (GTA) para que os alunos recebessem orientações sobre o atendimento de acidentes automobilísticos com o uso de uma aeronave.

De acordo com o tenente-coronel do Grupo Tático Aéreo, Roberto Nery, os alunos estão sendo capacitados para atuar em conjunto com o GTA em ocorrências que envolvam acidentes automobilísticos em rodovias estaduais e federais. “Isso servirá para que nós possamos atuar com mais rapidez e eficiência no salvamento destas possíveis vítimas”, frisou.

O capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Huerllen Félix Miranda, destacou que o curso serve também para que os oficiais do CBM/AP fiquem mais familiarizados com os protocolos de utilização da aeronave. “Em ocorrências mais distantes precisamos do apoio do helicóptero, devido ao tempo-resposta, onde a prioridade é resgatar a vítima e encaminhar para o atendimento hospitalar. Então, precisamos estar familiarizados com a utilização do helicóptero”, justificou Miranda.

O capitão considera que, a partir do curso, o Corpo de Bombeiros do Amapá terá uma guarnição mais especializada no atendimento de vítimas presas em ferragens. “Nossos militares estarão preparados para realizar esse atendimento em conjunto com o GTA, garantindo, assim, o salvamento de vidas”, ressaltou o militar.

Durante a aula prática, os oficias receberam orientações e participaram de simulações de ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, com o objetivo de aperfeiçoar o Corpo de Bombeiros no atendimento desses casos.

Além das aulas teóricas, o treinamento conta com duas aulas práticas sobre atendimento pré-hospitalar, comando, controle e salvamento veicular. O curso deverá ser concluído no dia 25 de abril, com a formatura dos novos combatentes especializados em salvamento veicular.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom

Netto Lacerda/Sejusp

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá