Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 19 de fevereiro de 2021 - 14:13h
Governo do Estado realiza primeira cirurgia ortopédica de vídeo pelo SUS no Amapá
Procedimento foi feito no Hospital de Clínicas Alberto Lima e vai beneficiar mais de 300 pacientes.
Por:
A videoartroscopia é minimamente invasiva, o que diminui o tempo de internação e de recuperação do paciente.

Na sala de cirurgia, a equipe está pronta e concentrada para operar mais um paciente no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá. Seria mais um procedimento comum na rotina da unidade, se nesse dia não estivesse acontecendo um momento histórico para a saúde no Amapá: a primeira cirurgia ortopédica por videoartroscopia do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, nesta sexta-feira, 19.

O Governo do Amapá realizou um planejamento junto à  direção e à  administração do hospital para viabilizar a efetivação do serviço que irá beneficiar mais de 300 pacientes. Antes, eles aguardavam esse tipo de cirurgia através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD). Cada paciente chegava a gerar um custo de R$ 50 a 70 mil reais para o PTFD.

A videoartroscopia é um procedimento no qual o cirurgião ortopédico utiliza uma torre de vídeo para visualizar, diagnosticar e tratar problema nas articulações e ligamentos. É mais comum ser realizada no joelho e ombro, mas também pode ser feita no punho, cotovelo, quadril e tornozelo.

Apesar de ser considerada uma cirurgia de alta complexidade, a videoartroscopia é minimamente invasiva, o que diminui as dores no pós-operatório, devido ao tamanho mínimo das incisões. A recuperação é muito mais rápida, o que significa menos tempo de internação, dando mais rotatividade aos leitos cirúrgicos do Hcal.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, reforçou que foram montadas várias frentes de trabalho para viabilizar a realização das cirurgias, já que é necessário uma equipe capacitada para lidar com os equipamentos e realizar as técnicas.

“Estamos muito felizes que hoje essa cirurgia é uma realidade dentro da nossa rede de atendimento e podemos ofertar esse serviço para os nossos usuários que não terão mais que ir a outros estados em busca desse procedimento”, disse.

O cirurgião ortopédico responsável pela cirurgia, Bruno Gondim, explicou que nesse caso o paciente operado sofria de uma lesão no menisco do joelho direito, o que causava muitas dores.

“A recuperação do paciente e o tratamento são melhores já que temos acesso a regiões do joelho que antes não tínhamos com a técnica de corte aberto. A videoartroscopia é  o que temos de mais moderno no mundo em se tratando de cirurgia”, comentou o especialista.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá