Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 19 de fevereiro de 2020 - 18:42h
Clima de folia! Iepa prêve trégua de chuva na capital em reta final do carnaval
Instituto indica que entre os dias 21 e 25 de fevereiro Macapá terá tempo alternando entre nublado e ensolarado.
Por:
Foto: Ailton Leite
Previsão de poucas chuvas durante o período carnavalesco em Macapá.

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevê uma trégua nas chuvas sobre Macapá durante o período do Carnaval.

Sexta-feira, 21

A estimativa é de chuvas variando entre 10 e 35 milímetros. Cada milímetro equivale ao volume de um litro de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a um metro quadrado.

Além de Macapá, esta previsão é para toda a região metropolitana, que inclui Mazagão e Santana. O dia pode ser de chuvas também nos municípios de Itaubal, Porto Grande e Ferreira Gomes.

Sábado, 22

As previsões de que seja um dia bem mais aberto na capital, com pouca possibilidade de temporal. Mas a expectativa é diferente para Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho, que podem ter chuvas de até 25 milímetros.

Domingo, 23, e segunda, 24

Há indícios dias ensolarados na capital amapaense. Apenas Laranjal do Jari e Mazagão podem ter pancadas de chuvas nesse período, segundo a previsão.

Terça-feira, 24

O feriado de carnaval estima uma concentração de chuvas em Macapá, Itaubal, Cutias e Ferreira Gomes. O dia em que acontece o tradicional desfile do bloco A Banda, na capital. 

Pouca chuva

“Além de sexta-feira, as previsões para a capital são de poucas chuvas. Isso não quer dizer o carnaval vai ser embaixo de sol. Pode ficar nublado como nos últimos dias, com chuvas finas”, ressaltou o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

Para fevereiro, o Núcleo de Hidrometeorologia divulgou um boletim de previsão com estimativa de 360 milímetros de chuva ao longo do mês, considerado um índice alto.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá