Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 18 de junho de 2018 - 21:10h
Escola Lucimar Del Castillo realiza eleição para Grêmio Estudantil
Iniciativa visa incentivar o protagonismo juvenil e ampliar participação de estudantes nas decisões da comunidade escolar.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Pedro Gomes/Seed
Seis chapas disputaram a vaga do Grêmio Estudantil. Mandato será de um ano.

Os estudantes da Escola Estadual Profº Lucimar Amoras Del Castillo, em Macapá, realizaram, nesta segunda-feira, 18, a eleição para o Grêmio Estudantil. A iniciativa visa maior participação dos alunos nas tomadas de decisões da comunidade escolar. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) incentiva ações que promovem e fortalecem o protagonismo juvenil nas unidades de ensino.

O Grêmio Estudantil representa todos os estudantes da unidade escolar. A entidade pode elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para o ambiente de ensino. Na Lucimar Del Castillo, seis chapas disputaram à vaga: Amoras, Força estudantil, União estudantil, Florescer, Juntos em uma só voz e Movimento Estudantil do Lucimar. O mandato será de um ano.

Para concorrer, cada chapa teve que apresentar um plano de gestão que contemplasse atividades de ensino, cultura, combate a todos os tipos de opressão e formação política para o corpo estudantil. A estudante Ana Paula Ferreira, 18 anos, cursa o 2º ano na Lucimar Del Castilo. Ela participa da chapa Florescer e, caso ganhe o pleito, pretende executar diversos projetos, entre eles, o de preservação do patrimônio escolar.

"Queremos realizar, uma vez por mês, um mutirão na escola para limpeza, pintura e organização, e assim, manter a nossa escola bonita. O grêmio é importante para dar voz aos estudantes. Queremos que outras escolas se inspirem na nossa e efetivem seus grêmios estudantis", comentou Ana Paula.

O diretor da instituição, Cleverton Nélio Oliveira, considera que o grêmio estudantil pode melhorar as ações pedagógicas da escola, além de fortalecer a gestão democrática e participativa com todos os alunos. A unidade atende 421 estudantes, nos turnos da manhã e tarde, e oferta o ensino fundamental 1 e 2, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). "No segundo semestre, com o funcionamento do grêmio, teremos mais ações pautadas para os estudantes e contaremos com suas sugestões para melhorar administração da escola", ressaltou o diretor.

O resultado da eleição será divulgado nas redes sociais da Escola Lucimar Del Castillo.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá