Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 10 de março de 2016 - 16:49h
Técnicos do Amapá participam de intercâmbio na Guiana Francesa
O objetivo é trocar experiências e conhecimentos sobre gestão florestal, desde o processo de produção até a comercialização.
Por: Leidiane Lamarão
Uma equipe formada por técnicos que atuam no Governo do Estado do Amapá, alocados na Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e um analista ambiental do ICMBio, órgão gestor das Unidades de Conservação federais, participam, desde o dia 6, de um intercâmbio com a Office National des Forêts (ONF), em Caiena, na Guiana Francesa. O objetivo é trocar experiências e conhecimentos sobre gestão florestal, desde o processo de produção até a comercialização, além de tratar do projeto de apoio à elaboração de uma política de Gestão Sustentável da Floresta e da biodiversidade do Estado do Amapá (Geflo).

O Intercâmbio segue até o próximo sábado, 12, e conta com a parceria do Groupe de Recherche et d'Echanges Technologiques (GRET) e da Conservation International (CI) Brazil. Na quarta-feira, 9, os participantes fizeram visita em campo, com a equipe do Suriname, a fim de conhecer o processo de inventário madeireiro dentro da mata.

O Projeto Geflo é realizado desde 2013 no Amapá e visa o desenvolvimento e a implementação de políticas pró floresta e biodiversidade e é efetivado através da parceria entre o Governo do Estado do Amapá, o GRET e a Conservation International Brazil. O projeto é financiado pelo Fundo Francês para o Meio Ambiente (FFEM) e coordenado pelo GRET. A gestão do projeto é realizada por meio de órgãos do Governo do Estado do Amapá (GEA): a Agência Amapá, o IEF e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), além do GRET e CI.

O GEA, em parceria com o GRET e a Conservação Internacional, tem discutido e desenvolvido políticas públicas que visam estimular e fortalecer atividades produtivas através da atração de empresas florestais e da inclusão das comunidades que habitam a Floresta Estadual do Amapá (Flota) e seu entorno.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá