quinta, 10 de março de 2016 - 16:37h
Secretaria das Cidades inicia preparativos para conferências municipais
Representantes de todos os municípios do Amapá participaram nesta quinta-feira, 10, dos preparativos para as conferências municipais das cidades, marcadas para acontecer no dia 5 de julho. No encontro foi nivelada a atuação dos facilitadores nos eventos. Cerca de 60 pessoas receberam a capacitação.

Serão eles que vão abrir o canal de comunicação entre os participantes, divulgar informações, além de auxiliar os grupos de trabalho a identificar necessidades nos municípios.

Nas conferências municipais, os participantes vão debater e apresentar propostas nas áreas de habitação, saneamento, mobilidade, acessibilidade e planejamento territorial. “As conferências municipais são o primeiro passo para a definição de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano. Desta forma, é importante que esses debates nos municípios sejam os mais democrático possível e resultem em boas propostas”, disse Glaucia Maders, secretária adjunta da Secretaria de Estado das Cidades (SDC) e membro da comissão preparatória estadual.

As propostas validadas na etapa municipal serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual. Já as sugestões definidas nesta etapa serão enviadas à Conferência Nacional. Um relatório final também será enviado ao Ministério das Cidades.

De acordo com o calendário da programação, as conferências municipais deve ocorrer até o dia 5 de julho deste ano. A conferência estadual acontece em março de 2017, enquanto que a Conferência Nacional será de 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília (DF), tendo como tema “Função Social da Cidade e da Propriedade”.