terça, 18 de maio de 2021 - 11:48h
Programa Cidade Empreendedora alcança município de Santana
Cidade é a segunda do estado a receber o projeto que busca melhorar o ambiente de negócios com apoio ao empreendedorismo para ampliar o desenvolvimento econômico.
Foto: Fabíola Gomes
O objetivo é estabelecer a melhoria de ambientes de negócios com apoio ao empreendedorismo para ampliar o desenvolvimento econômico da segunda cidade mais populosa do estado.

Após Oiapoque, Santana foi o segundo município do Amapá a ser beneficiado com a implantação do Programa Cidade Empreendedora. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 18, na sede do Sebrae. O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo do Amapá, Prefeitura Municipal e a entidade com o objetivo de estabelecer a melhoria de ambientes de negócios com apoio ao empreendedorismo para  ampliar o desenvolvimento econômico da segunda cidade mais populosa do estado.

Por meio do Cidade Empreendedora, os agentes municipais serão capacitados pelos técnicos do Governo do Estado e do Sebrae.

O vice-governador, Jaime Nunes, esteve presente e destacou o sucesso do lançamento do Cidade Empreendedora em Oiapoque no dia 11 de maio, além de falar sobre as expectativas do projeto em Santana.

"Em Oiapoque, conseguimos importantes avanços como na área da educação, onde foi firmado termo de adesão para as compras da agricultura familiar e a implantação do empreendedorismo nas escolas.  Quanto à Santana, temos que apostar cada vez mais no comércio do município, e continuar trabalhando políticas públicas, mapeando as oportunidades, incentivando as compras públicas e fazendo com que o dinheiro circule no próprio município, aquecendo assim a economia. ", destacou Nunes.

Jaime acrescentou que o Porto de Santana é a porta de entrada da economia inovadora. O prefeito de Santana, Bala Rocha, falou sobre a geração de mais oportunidades para a população.

"Vamos incentivar nossos técnicos a participarem do programa, utilizar todas as ferramentas necessárias para conduzir o envolvimento dos nossos empreendedores locais de forma eficaz nas compras públicas", afirmou o prefeito.

Na ocasião, os eixos estratégicos trabalhados com os participantes serão: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (MPE), Compras da Agricultura Familiar, e Empreendedorismo na Escola.

O superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro, explicou que o programa é a solução ideal para municípios interessados em aprimorar e transformar o ambiente de negócios. O programa conta com parceria técnica dos servidores da Agência de Fomento do Amapá (Afap) que apresentam de forma itinerante as linhas de crédito e atendimento individualizado, para população tanto para pessoa física, quanto jurídica.