Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 15 de março de 2016 - 15:29h
Municípios têm até o dia 30 para aderir à campanha contra hanseníase
A coordenadora estadual do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Rosangela Gurjão, disse que um dos focos da campanha será a busca por novos casos de hanseníase
Por:
Os municípios do Amapá têm até o dia 30 de março para aderirem à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose 2016. A campanha deverá acontecer nos 16 municípios do Estado, com ações voltadas ao controle, prevenção e diagnóstico precoce.
A coordenadora estadual do Programa de Hanseníase e Tuberculose, Rosangela Gurjão, disse que um dos focos da campanha será a busca por novos casos de hanseníase. “Vamos ter as escolas como parceiras, oferecendo tratamento coletivo para verminoses e exames para detecção em crianças de cinco a 14 anos", adiantou.
A expectativa é que em cada município sejam realizadas atividades educativas nas escolas que ajudem na identificação de crianças em idade escolar com sinais e sintomas dos três agravos. Assim, familiares de uma criança diagnosticada com hanseníase terão a chance de receber o diagnóstico e o tratamento o quanto antes.
 
Nas escolas
A proposta é que as ações envolvam a família dos alunos. Os pais, por exemplo, serão convidados a preencher os dados em uma ficha, indicando manchas suspeitas nos filhos. Essas fichas serão avaliadas pelos profissionais da saúde e os casos com lesões suspeitas serão encaminhados à Unidade de Saúde para diagnóstico e tratamento, caso seja necessário.
Para facilitar o diagnóstico do tracoma, doença ocular causada por uma bactéria, será realizado exame ocular externo por profissionais capacitados. Os casos positivos iniciarão o tratamento na hora.
Com relação às verminoses, doenças parasitárias intestinais que prejudicam especialmente o desenvolvimento físico e mental, serão oferecidos medicamentos às crianças.
 
Como fazer adesão
Para aderir à campanha, os municípios deverão preencher o formulário no FormSus por meio do link http//formsus.datasus.gov.br/site/formulário.php?id_aplicacao=23801 
Mais informações pelo fone 99128-3393, enfermeiro Carlos Cruz – Coordenador Estadual de Tuberculose.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá