Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 15 de março de 2016 - 15:15h
Empresas do Amapá podem ser as primeiras beneficiadas pela ZFV
O GEA, Suframa e Sebrae promoveram um encontro com empresários, atraídos pelo projeto e incentivos.
Por:
As empresas do Amapá deverão ser as primeiras beneficiadas pela Zona Franca Verde (ZFV). Como parte da preparação para a chegada dos empreendimentos que devem movimentar e desenvolver a economia local, nesta terça-feira, 15, o Governo do Estado, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram um encontro com empresários, atraídos pelo projeto e incentivos. 

José Cláudio Baldusi foi um dos empresários que participou da palestra e mesa-redonda nesta terça-feira, com o objetivo de debater as ações estratégicas e de operacionalização da ZFV, assim como sanar dúvidas sobre os incentivos. 

Desde de 2012, com o apoio do Sebrae, o empresário trabalha em um projeto de polpa de frutas. Esse projeto, incluiu produtores da região, onde são estudados custos, gargalos logísticos e viabilidade econômica. Com a implementação da ZFV, o projeto tomou fôlego e deve sair do papel ainda esse ano. 

Frutas como açaí, cupuaçu, tapereba, acerola, maracujá e buriti serão industrializadas como polpa, agregando valor também para um mix de produtos como bebidas e energéticos. Os produtos serão comercializados dentro e fora do Estado, além do exterior. “Com a ZFV, as empresas ganham em competitividade, através dos benefícios fiscais. Isso faz com que a gente consiga ter ganho na formação do preço de venda e no mercado”, destacou.

Com um investimento que deverá chegar até R$ 30 milhões e a geração de 80 empregos diretos e indiretos, a fábrica se consolidará no Estado por etapas. Ele agrega a sua marca, identidades do Amapá e um conceito de sustentabilidade, incluindo uma certificação internacional. “Estamos na fase de viabilidade econômica, para iniciarmos a captação de recurso”, comentou José Baldusi. 

Durante o encontro com os empresários, a coordenadora geral de estudos econômicos e empresariais da Suframa, Ana Maria Oliveira de Souza, trouxe informações técnicas no setor, como os procedimentos para a solicitação de cadastramento na ZFV. 

A partir desta quarta-feira, 16, os interessados podem apresentar um projeto na coordenação da Suframa, em Macapá. O material será encaminhado para Manaus e analisado pelos técnicos do órgão.

O projeto pode ser feito através de consultoria particular, com economista, ou com um custo menor através do Sebrae. A partir de sua aprovação, o projeto tem 3 anos para ser implantado, podendo ser renovado.   

Nesta terça-feira também houve o lançamento oficial da “Cartilha da Zona Franca Verde”, documento que reúne as principais informações e normativas relacionadas ao tema e já está disponível em link específico no portal da SUFRAMA (www.suframa.gov.br).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá