Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 15 de março de 2016 - 15:47h
Ação social e apresentações culturais vão marcar Dia do Artesão no Amapá
O evento está sendo organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, e vai acontecer em frente à Casa do Artesão, na praça Beira-Rio.
Por: João Clésio
Na próxima quinta-feira, 17, inicia uma vasta programação para comemorar a Semana do Artesão. O evento que acontece até o próximo domingo, 20, terá ação social, apresentações culturais e a Feira de Artesanato que pretende reunir este ano 60 profissionais.

O evento está sendo organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), e vai acontecer em frente à Casa do Artesão, na praça Beira-Rio. No local serão comercializadas peças em madeira, bijuterias, móveis, miniaturas de veículos e animais, vasos, quadros, chapéus, bolsas, louças em cerâmica, camisetas, entre outros produtos.

O ponto alto da festa será dia 19, data em que se comemora o Dia do Artesão. De acordo com o coordenador estadual, Júnior Braga, um bolo será servido aos convidados. A entrega da Carteira Nacional do Artesão também está na programação. “Nossa arte tem no artesanato um grande potencial. O artesanato local é bastante apreciado, tanto pelos amapaenses, quanto por quem visita o Estado. Montamos uma programação especial para marcar a data e integrar ainda mais a categoria. É uma forma, também, de gerar oportunidade de comercialização dos produtos”, acrescentou.

 

Ação popular

Na ação social, os artesãos, familiares e o público em geral terão serviços gratuitos de corte de cabelo, emissão de documentos através do Siac/Superfácil, massoterapia e maquiagem. A Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (Semp) estará presente oferecendo atendimento ao público feminino. A programação artística contará com sarau de poesias e apresentação cultural.

A boa notícia que será anunciada aos profissionais é a reforma e revitalização da Casa do Artesão, prevista para acontecer ainda neste primeiro semestre. A licitação foi concluída em janeiro deste ano pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).

A Casa do Artesão possui mais de 150 expositores. São cerca de 26 mil peças consignadas mensal e um total de seis associações dos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Mazagão.

Por conta da reforma, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo começou a instalar lojas itinerantes da Casa do Artesão. Uma delas, em pleno funcionamento, foi instalada no Museu Sacaca. A ideia é levar as peças artesanais, também, para o Museu Fortaleza de São José de Macapá e para o Amapá Garden Shopping. “É uma forma de dar continuidade à exposição e comercialização das peças, durante o período de reforma”, destacou a secretária da Sete, Marciane Santo.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá