Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 18 de maio de 2018 - 19:27h
Ação alerta para casos omissos de exploração sexual de crianças e adolescentes
A mobilização teve distribuição de informes, fluxograma sobre acolhimento de casos, orientação, panfletagem, apresentação musical e contação de estórias.
Por:
Foto: José Baía/Secom
O slogan da ação chamou a atenção de pais e responsáveis para se fazerem mais presentes na vida dos filhos

O Governo do Amapá realizou, na tarde desta sexta-feira, 18, em frente à Fortaleza de São José de Macapá, uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação objetivou conscientizar a população macapaense sobre os perigos do trauma psicológico após o abuso.

A mobilização teve distribuição de informes, fluxograma sobre acolhimento de casos, orientação, panfletagem, apresentação musical e contação de estórias. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), em parceria com a Rede Abraça-me – mecanismo composto por órgãos públicos e não governamentais que trabalham de forma articulada no enfrentamento à violência praticada contra o público infanto-juvenil.

A secretária de Inclusão e Mobilização Social, Nazaré Farias, afirma que um dos problemas é a omissão dos casos. “Precisamos conscientizar a todos sobre os problemas psicológicos que essas crianças e adolescentes venham a ter após o trauma”, observou.

O slogan da ação – “Quem sofre abuso nunca esquece” – chamou a atenção de pais e responsáveis para se fazerem mais presentes na vida dos filhos, sobretudo na era digital. De acordo com a secretária, as crianças estão mais vulneráveis por conta das redes sociais. “Precisamos estar atentos, o tempo todo, para evitar que pessoas maldosas se aproximem através dos meios de comunicação, que muitas vezes não conseguimos ter controle”, ressaltou.

Pela parte da manhã, os trabalhos realizados pelas instituições parceiras iniciaram no Hospital da Criança e do Adolescentes (HCA), com informes sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, apresentação teatral, musical “Meu tesourinho” e distribuição de brindes.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou da ação, conscientizando os condutores de veículos através da distribuição de panfletos e informes sobre a necessidade de intervenção, caso o condutor identifique algo estranho com uma vítima.

“Os trabalhadores de transporte coletivo, como os motoristas de ônibus, precisam estar atentos. Qualquer situação estranha entre uma criança e um adulto é necessária uma intervenção imediata, por qualquer pessoa que esteja perto”, orientou a coordenadora do Núcleo de Educação do Detran, Ana Quadros.

A Ordem dos advogados do Amapá (OAB/AP) também colaborou com a programação ao realizar uma blitz educativa em toda a extensão da Orla de Macapá. A Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) fizeram a conscientização de quem passava pelo local.

Qualquer cidadão que identificar algum caso de violência sexual infantil, deve procurar o conselho tutelar, delegacias especializadas, Polícia Militar, Polícia Federal ou ligar para o Disque 100.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

José Baia / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá