Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 18 de abril de 2018 - 18:23h
Biblioteca Pública celebra Dia Nacional do Livro Infantil com programação para as crianças
As atividades começaram na segunda-feira, 17, e prosseguem até sexta-feira, 20, quando a biblioteca Estadual Elcy Lacerda completará 73 anos de fundação.
Por:
Foto: Iracilda Tavares/Secom
Funcionários da biblioteca se vestem de personagens de desenhos animados para garantir a atenção e alegria da criançada

Para comemorar o Dia Nacional do livro Infantil – comemorado em 18 de abril – o Governo do Amapá lançou uma extensa programação, que iniciou na segunda-feira, 16, e se estenderá até sexta-feira, 20, data em que a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda completará 73 anos de fundação.

A programação é especialmente voltada ao público infantil. Durante as comemorações, as crianças participam de diversas atividades, como apresentações de grupos teatrais, círculos de leituras, narração de histórias, apresentação de dança, músicas e personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, saudoso escritor brasileiro de histórias infantis, ao qual a data também recorda.

Funcionários da biblioteca se vestem de personagens de desenhos animados como Narizinho, Emília, Boi, Ratinho, dona Cuca e Lobo, tudo isso, para garantir a atenção e alegria da criançada. Nesta terça-feira, 18, a programação atraiu mais de 300 crianças da escolarização infantil. A expectativa de público durante toda a programação, é que mais de 2 mil pessoas visitem a instituição.   

Para o professor do setor de arte da Biblioteca Pública, Gibran Santana, a programação voltada para o universo infantil é uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que se dedicou e notabilizou à literatura infantil no Brasil, como também o Dia Nacional do Livro Infantil, uma forma de lembrar a importância da prática da leitura.

“A biblioteca estará aberta durante toda a semana com diversas atividades organizadas com muito carinho para todas as crianças. Na sexta-seira,20, haverá o corte do bolo, pela passagem do aniversário de 73 anos da Biblioteca Pública, um momento festivo pelas décadas de serviços prestados à educação no Amapá”, salientou o professor.

A acadêmica do 5º ano do curso de pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Tainá Santos Silva, que se caracterizou para cantar o poema Leilão de Jardim, obra da escritora Cecília Meireles, arrancou aplausos da garotada presente.

“Trazer a literatura juvenil para dentro da biblioteca é uma experiência que estamos tendo de como trabalhar com a criança para que ela solte a imaginação. Isso só enriqueceu nossos conhecimentos, importante para nós, que estamos iniciando no mercado de trabalho”, avaliou a estudante.  

A programação é uma parceria da Elcy Lacerda com o Grupo de Teatro da Unifap, com participação dos acadêmicos dos cursos de pedagogia, letras e teatro da Unifap, juntamente com professores e servidores da biblioteca.   

Aniversário

Na sexta-feira, 20, a partir de 14h, o momento é para celebrar o aniversário de fundação da Biblioteca Pública. A instituição preparou uma programação especial envolvendo todos os segmentos culturais e educacionais, como dança de Marabaixo, música regional, teatro e corte do bolo, com participação de autoridades, estudantes e a sociedade em geral.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá