quinta, 18 de março de 2021 - 15:19h
Governo do Amapá vai reestruturar Centro Especializado em Reabilitação de Tartarugalzinho com profissionais de saúde
Trabalhadores poderão atender pacientes com sequelas causadas pela covid-19. Serão beneficiados também moradores de Amapá, Calçoene e Pracuúba.
Foto: Maksuel Martins
Waldez também anunciou a estruturação do hospital da cidade como uma unidade sentinela para ampliar a assistência em saúde dos quatro municípios

O governador Waldez Góes anunciou na última quarta-feira, 17, a reestruturação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do município de Tartarugalzinho  com profissionais capacitados para, inclusive, atender pacientes com sequelas causadas pela covid-19. O espaço vai beneficiar moradores de toda a Região dos Lagos, da qual também fazem parte os municípios de Amapá, Pracuúba e Calçoene, totalizando uma população de 42.508 pessoas.

Na oportunidade, Waldez também anunciou a entrega de um concentrador de oxigênio para o Centro de Triagem de Tartarugalzinho e a estruturação do hospital da cidade como uma unidade sentinela, para ampliar a retaguarda e assistência em saúde dos quatro municípios. Os prefeitos das quatro localidades participaram do encontro.

Testes e vacinação

Góes lembrou que o Governo do Amapá está distribuindo 20 mil testes antígenos aos municípios para identificar a presença do novo coronavírus em suspeitos. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) está capacitando profissionais dos municípios para realizar as ações de testagem, ampliando a busca ativa de novos casos. O governador também falou sobre o lote de vacinas enviado para os municípios nesta quinta-feira, 18.

Góes frisou as estratégias de prevenção e proteção à vida, como o Decreto n° 0907, que estabelece lockdown em todo o estado durante sete dias e que deve ser seguido pelos prefeitos como forma de contenção do vírus.

“Com organização, diálogo e união, nós seguiremos no enfretamento à pandemia, e isso começa na rede de saúde municipal até a média e alta complexidade. Com medidas de proteção, ampliação da cobertura vacinal e todas as ações necessárias, atuando unidos no combate ao vírus, conseguiremos salvar mais vidas”, afirmou Góes.

Para o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, que preside a Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), ter uma coordenação estadual à frente do enfretamento à covid-19, é fundamental para conseguir controlar a pandemia.

“Temos uma coordenação estadual, liderada pelo governador Waldez, que dialoga com os prefeitos e nos ajuda a seguir de forma conjunta e organizada em prol de um mesmo objetivo, e é por isso que não estamos em um cenário mais grave nesta pandemia”, alertou o prefeito.

Centro de Reabilitação

Sobre a reestruturação do CER, Góes detalhou que os profissionais capacitados são essenciais para a recuperação dos pacientes.

“Temos uma carência de profissionais. Então é importante contar com uma equipe para atender não só para Tartarugalzinho, mas para toda a região dos Lagos”, disse o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.

Atualmente o CER possui 50 pacientes.

Outras ações

Ainda com foco na saúde, o Governo do Amapá distribuirá mais de quatro mil mosqueteiros impregnados para combate à malária na região, além de intensificar a campanha de vacinação contra o sarampo. Uma equipe da SVS fará o treinamento dos profissionais de saúde.

Integravam a comitiva do governador o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes e o Superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.