Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 18 de fevereiro de 2021 - 12:29h
Jovens Embaixadores: estudantes do AP poderão fazer intercâmbio nos EUA
Oportunidade é para alunos que cursam a partir do 2° ano do ensino médio na rede pública.  Inscrições encerram em 7 de março.
Por:
Foto: Divulgação Seed
Um dos requisitos para participar do intercâmbio é estar engajado em iniciativas de empreendedorismo ou bem-estar social na comunidade.

A 19ª edição do Programa Jovens Embaixadores traz ao estudantes amapaenses  a oportunidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos da América (EUA), com viagem prevista para julho de 2021. O foco do programa é  selecionar jovens empreendedores que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.

O processo seletivo dispõe de 33 vagas para estudantes de todo país - uma delas é específica para o Amapá. Quem for selecionado, poderá ter a oportunidade de conhecer o país norte-americano e cursar o intercâmbio com todos os custos cobertos pela organização do programa, que é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos.

As inscrições estão abertas até 7 de março e devem ser feitas no site: www.jovensembaixadores.org.br. Podem participar jovens de 15 a 18 anos que estiverem cursando a partir do  2° ano do ensino médio na rede pública. Os estudantes devem, ainda, ter nacionalidade brasileira; possuir perfil de liderança; ter uma boa fluência oral e escrita na língua inglesa; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior.

Também são requisitos jamais ter viajado aos EUA; pertencer a família de baixa renda; ter excelente desempenho escolar; estar atualmente engajado em iniciativa de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos seis meses; ser comunicativo; e possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.

Todos os pré-requisitos são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição do candidato.


Pandemia

A realização do intercâmbio presencial nos Estados Unidos depende das condições de saúde e segurança, uma vez que o mundo continua em alerta e com restrições devido à pandemia de covid-19. Caso não seja possível realizar o intercâmbio presencial em julho de 2021, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio virtual em formato interativo e inovador.


Como participar?

Para a inscrição, os candidatos devem, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa (clique aqui), informar o nome completo e endereço de e-mail. Em seguida, deve fornecer todos os dados pessoais e criar uma conta no sistema online do programa. Todos os candidatos receberão um e-mail no endereço informado para que possam validar e ativar a sua conta, que deverá ter ainda senha de acesso.

Programa Jovens Embaixadores

Atualmente, o programa é implementado em todos os países do continente americano. Desde que foi criado,  já participaram do programa 677 jovens brasileiros dos mais variados estados.

O Programa Jovem Embaixador é realizado em parceria com as empresas FedEx, IBM e MSD, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, da USBEA, do Grupo + Unidos – fundo de investimento social colaborativo formado por empresas norte-americanas estabelecidas no Brasil e da PLT4Way – iniciativa de Impacto Social no Ensino de Língua Inglesa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá