Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 18 de fevereiro de 2020 - 14:32h
Doação de sangue: Bombeiros participam de campanha do Carnaval
Hemoap realiza ação para garantir o estoque de bolsas durante o período de folia.
Por:
Foto: André Rodrigues/Sesa
Corporação militar aderiu à campanha 'Doa sangue é doar alegria', que segue até sexta-feira, 21.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) aderiu à campanha “Doar sangue é doar alegria”, promovida pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) para garantir um estoque necessário durante o período de Carnaval.

Segundo o Hemoap, os dias de folia registram queda no número de doações em todos os anos. Mas, o uso de bolsas de sangue aumenta no mesmo período. Então pensando nisso, a campanha iniciou na segunda-feira, 17, e segue até sexta, 21.

O tenente CBM George Bacelar foi um dos 29 bombeiros que foram até o Hemoap colaborar com a campanha. Os militares fazem parte da turma de aperfeiçoamento de sargentos que, ao final do curso, tem como marco uma ação solidária.

“Diariamente lidamos com resgates e salvamentos de pessoas que são encaminhadas aos hospitais e que precisarão de sangue. Então sabemos a importância da doação. Salvamos vidas de várias formas e é gratificante saber que esse ato vai ajudar alguém”, disse.

Doar sangue é doar alegria

A campanha é realizada todos os anos para garantir um estoque seguro para eventualidades no período do Carnaval, que registra queda no estoque. Qualquer pessoa civil ou militar podem participar.

Em 2019, foram mobilizados 486 doadores sendo que 105 destes foram considerados inaptos, devido não atenderem a alguns requisitos de saúde, a exemplo, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e pesar acima de 50kg.

De acordo com a diretora técnica do Hemoap, Helen Bitencourt, durante as campanhas é comum identificar algumas pessoas inaptas e é, por isso, a necessidade de atrair o máximo de doares possível.

“Infelizmente, neste período, são comuns intercorrências graves que resultam numa grande demanda de bolsas de sangue. Então, é importante que antes de cair na folia, vir ao Hemoap e fazer sua doação”, explicou Hellen.

O que é preciso para doar sangue

As doações podem ser feitas de 7h às 11h30, de segunda a sexta-feira. O prédio do Hemoap fica localizado na Av. Raimundo Álvares da Costa, nº 1106, no Centro de Macapá.

O doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos e, no caso de menores de 18 anos, deve estar acompanhado de um responsável. Além desses requisitos, aconselha-se que a pessoa tenha descansado, no mínimo, 6 horas de tempo e esteja bem alimentado.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

André Rodrigues/Sesa

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá