quinta, 18 de fevereiro de 2021 - 14:52h
Circuito Educação: Estratégia de assessoramento chega a Itaubal e localidades rurais de Macapá
O objetivo do programa é alinhar informações para o desenvolvimento da educação em todos os municípios amapaenses.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Joao Marcos Chaves / Seed
O Programa Circuito Educação e desenvolvido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Educação.

A estratégia do Programa Circuito Educação, elaborado pelo Governo do Estado, segue realizando o seu plano de assessoramento nas escolas da rede estadual dos 16 municípios. O programa visitou, na quarta-feira, 17, localidades do município de Itaubal do Piririm e região da Pedreira, zona rural de Macapá.

A ação é coordenada pela Secretaria de Educação, que disponibiliza uma equipe de técnicos, orientada pela Secretária-Adjunta de Políticas da Educação, Neurizete Nascimento e representantes da Coordenadoria Geo Educacional da Área Metropolitanra e Interior (Cogeami - Seed), do Núcleo de Educação Étnico - Racial (Neer) e da Gerência de Implantação das Escolas  em Tempo Integral (ETI).

O objetivo do plano de visitas é alinhar tratativas entre os municípios e o estado para o desenvolvimento da educação pública. A Gestora de Políticas da Educação, Neurizete Oliveira, destacou a relevância desse trabalho para a Seed e para as escolas

“O trabalho de assessoramento da secretaria é importante para a integração das ações com nossas escolas. As visitas servem para conhecer, acolher, saber como podemos ajudar e entender como cada escola desenvolve seus métodos e ações pedagógicas, olhando para cada especificidade” disse a secretária.

Durante a visita, a equipe da Seed reuniu com a vice-prefeita do município de Itaubal, professora Carla para tratar de assuntos referentes ao processo de municipalização das unidades escolares que são do estado, mas que atendem as séries do ensino fundamental I – 1° ao 5° ano.

“Esse encontro cria uma dinâmica entre o município e o estado e se torna importante pra gente proporcionar a Seed a oportunidade de conhecer o nosso trabalho. Nós vamos nos esforçar para poder acompanhar o trabalho do estado, e o objetivo será desenvolver a educação do nosso município”, comentou a vice-prefeita.

O Programa Circuito da educação já visitou 10 municípios em todo o estado, a estratégia segue fortalecendo a importância dos programas de governo como o Criança alfabetizada, E-Paz e as escolas do Novo saber, além de destacar também a importância das ações futuras da Seed, como a avaliação diagnóstica e plano de recuperação das aprendizagens.