terça, 17 de dezembro de 2019 - 19:38h
Governo do Amapá homenageia gestores, professores e estudantes destaques da educação
Campeões da Educação homenageou e reconheceu todos que tiveram bons desempenhos em competições da Educação e fortaleceram o protagonismo juvenil das escolas
Por: Caroline Mesquita

O Governo do Amapá promoveu na terça-feira, 17, a cerimônia “Campeões da Educação”, momento de valorização, agradecimento e reconhecimento a estudantes, professores e gestores da rede estadual que se destacaram em concursos, estimularam o protagonismo juvenil e fortaleceram a educação amapaense no ano letivo de 2019. A homenagem aconteceu no auditório do Walkíria Lima, em Macapá.

Uma das estudantes certificadas foi a Beatriz da Silva Lobato, da Escola Estadual de Tempo Integral Prof. Darcy Ribeiro. Ela ganhou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019 (OBMEP).

“Fico feliz pelo reconhecimento e agora vou estudar mais, pois quero participar também de olímpiadas internacionais”, comentou Beatriz.

“Sabemos que muitas conquistas aqui são resultados de esforços individuais, por isso é fundamental reconhecer e homenagear todos que estão aqui. Queremos premiar e fortalecer o projeto pedagógico para que todas as escolas consigam ter resultados exitosos assim”, disse o governador Waldez Góes, presente na cerimônia.

A secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu professores orientadores, gestores escolares e todos os estudantes que tiveram bom desempenho em feiras estaduais e nacionais, congressos, olímpiadas estudantis, jogos escolares, entre outras competições ao longo do ano.  Ao todo, 227 pessoas receberam certificados de Menção Honrosa, incluindo 104 servidores aposentados da Educação, que também foram homenageados por todo trabalho dedicado às escolas da rede.

As alunas Glaucia Monteiro e Luany Cartagens, da escola Irineu da Gama Paes, ganharam medalhas de prata e bronze, respectivamente, na Olimpíada de Língua Portuguesa. Josefa Nascimento, professora orientadora das meninas, comenta que, desde 2014, se dedica para que seus alunos participem da olímpiada e se saiam vencedores.

“São escolas de todo o Brasil com milhares de textos. Quando ganhamos bronze, significa que ficamos entre os 152 primeiros textos, e a prata está entre os 38 melhores textos do país. É um grande feito e resultado do nosso trabalho”, ponderou a professora.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reforçou a importância das escolas se desafiarem e engajar, cada vez mais, estudantes para participarem de feiras e concursos. “Temos que dar apoio e suporte para que vocês representem o Amapá nas competições da educação. Porém, é necessário organização e estar com os documentos completos com antecedência, por conta da burocracia para emitir passagens, por exemplo”, orientou a gestora.

Campeões da Educação

A partir de 2019, todo fim de ano letivo, será realizado o Campeões da Educação, uma grande cerimônia a estudantes e servidores da Educação que se destacam em competições, proporcionando também interação e troca de conhecimentos. Anteriormente, as certificações ocorriam de forma descentralizada e em períodos diferentes, que não davam tanta visibilidade as conquistas das escolas.

Créditos:

Márcio Pinheiro