terça, 17 de dezembro de 2019 - 10:44h
Contrapartida do Estado garante entrega de moradia para 60 famílias de Santana
Obra foi executada pela Prefeitura de Santana com recursos do antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do Governo do Estado do Amapá.
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
As obras do conjunto foram executadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado do Amapá e da Prefeitura Municipal de Santana

Governador do Amapá, Waldez Góes, participou da entrega de 60 unidades habitacionais do conjunto Vida Nova Cristian Passos, que irão garantir moradia para famílias carentes do município de Santana, no bairro Delta do Matapí. A cerimônia de entrega das unidades habitacionais ocorreu na terça-feira, 17, dia que o município comemora 32 anos de fundação.

As obras do conjunto foram executadas pela Prefeitura Municipal de Santana com recursos do antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Para viabilizar a conclusão dos serviços o Governo do Estado do Amapá garantiu a contrapartida para obras de infraestrutura e urbanismo.

Inicialmente o valor da obra seria de R$ 1,5 milhão, com recursos provenientes do PAC, mas o projeto original não previa a urbanização e nem a drenagem pluvial na área interna do conjunto.

Para garantir a conclusão desses serviços, o Governo do Amapá celebrou em 2018 um convênio com a prefeitura no valor de R$ 482 mil. Além disso, o município também investiu recursos próprios para a conclusão da parte elétrica e das vias internas.

A dona de casa Cesar Juniar Freitas, 44 anos, comemorou a entrega das unidades habitacionais. A família dela é uma das 60 beneficiadas com as residências do conjunto Vida Nova Cristian Passos.

"É uma felicidade para quem esperou pela conclusão dessa obra. Antes eu morava em área de ressaca no bairro dos Remédios e agora vou poder morar em um lugar mais seguro para minha família", celebrou.

Outra família que será beneficiada com a casa própria será da dona de casa Rosangela Santana, 47 anos, que falou sobre a emoção de sair da moradia de aluguel.

"Por uma fatalidade minha mãe não pode realizar o sonho de receber uma dessas casas, mas hoje estou muito feliz por estar recebendo, poder ter um lar, sem pagar aluguel", comentou.

Presente na cerimônia de entrega das novas unidades habitacionais, o governador do Amapá, Waldez Góes, reafirmou o compromisso do Estado em aplicar recursos próprios para a conclusão de projetos que beneficiem a população santanense.

"Essa foi mais uma entrega que o governo aplicou recursos do tesouro estadual, porque nós assumimos o compromisso de garantir contrapartida em todos os projetos que a prefeitura captar recursos federais", ressaltou Góes.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, destacou a parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal para a conclusão da obra.

"Sem essa parceria do Governo do Estado nós estaríamos em uma situação muito difícil em Santana. Graças aos convênios ou contrapartidas firmadas com o Estado, nós vamos melhorando a vida da nossa população", ressaltou o gestor municipal.

Miracema

O Governo do Estado se prepara para assinar nos próximos meses o contrato referente à construção de mais 1.500 unidades habitacionais no Conjunto Miracema, em Macapá. A obra será dívida em três etapas e contará com recursos da ordem de R$ 137 milhões, sendo que R$ 10 milhões serão de contrapartida do Estado.

O Conjunto Habitacional Miracema é o único do país que ainda está sendo executado através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Além das unidades habitacionais, as novas etapas do projeto preveem a construção de uma creche com capacidade para atender 376 crianças e uma escola para 1.170 alunos.

Créditos:

Gabriel Dias