Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 17 de novembro de 2018 - 13:26h
Mosca da carambola: AP fiscaliza portos para evitar entrada de frutas contaminadas
Fiscais da Diagro estiveram no canal das Pedrinhas; trabalho continua na semana que vem, em horário de maré em portos de Macapá, Santana e região sul.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Passageiros estão sendo orientados sobre a situação da praga. Eles recebem um folheto informativo

Na manhã deste sábado, 17, fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) fizeram mais uma ação que visa fiscalizar e dar orientações a passageiros nas principais portas de entrada e saída do Estado.

Desta vez, as atividades ocorreram no canal das Pedrinhas, na zona sul de Macapá, onde várias embarcações que transportam passageiros foram abordadas. A ação faz parte do cronograma estabelecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), depois do surgimento de dois focos da mosca da carambola nas cidades de Breves e Melgaço, ambas no interior do Pará.

Segundo o diretor presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, frutas hospedeiras da praga que chegam ou saem do Amapá estão sendo retidas, conforme determinação do Ministério.

"O Amapá já estava com essa restrição desde 1999, porém, por conta dessa situação que aconteceu nessas duas cidades do Pará, intensificamos as fiscalizações nos portos de Macapá, Santana e na região sul do Estado, nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari", informou o diretor.

Ele ressaltou que já houve a retenção de frutas em outras ações da Diagro anterior à deste sábado, e que nesse caso, o passageiro que transportava o produto é orientado a mandar alguém até a Diagro para retirar os frutos não contaminados com larvas da mosca.

Passageiros estão sendo orientados sobre a situação da praga. Eles recebem um folheto informativo sobre cuidados e procedimentos a serem adotados no caso de fruto com a larva.

Para o lavrador Ismael Pantoja, que mora no município paraense de Breves, as orientações são importantes para que os viajantes tomem ciência e ajudem no combate à praga.

"São informações que a gente, às vezes, desconhece e isso acaba passando despercebido. Como moro em uma região que possui estes tipos de frutos e com a presença da praga, as orientações que recebi aqui me ajudarão a saber o que fazer, caso eu me depare com uma situação de fruto com a presença da larva", analisou Ismael.

Cooperação

O diretor da Diagro informou que o Amapá trabalha em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) no combate à mosca da carambola.

Em encontro realizado na última quarta-feira, 14, ficaram acordadas ações que os dois Estados deverão intensificar em Monte Dourado, no lado paraense, para evitar que a praga migre para os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, onde não há presença da mosca da carambola.

"Tanto nós da Diagro, quanto os fiscais paraenses, estão formando uma barreira para evitar a entrada da mosca pelo sul do Estado. É um trabalho árduo, mas que com a união de todos, iremos conseguir evitar que essa praga atinja estes municípios onde não há a presença da mosca", ressaltou o diretor.

Os fiscais da Diagro devem retornar à noite ao canal das Pedrinhas, para mais uma fiscalização. O trabalho continua na semana que vem, sempre em horário de maré em portos de Macapá, Santana e no sul do Estado.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá