Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 17 de setembro de 2019 - 15:15h
Detentos do Iapen recebem ação odontológica inédita com 500 atendimentos
Ação é coordenada pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e parceiros; 23 profissionais estão envolvidos na programação que dura três dias.
Por:
Foto: André Rodrigues/Sesa
A ação foi proposta devido à grande quantidade de apenados com problemas de saúde bucal

Começou nesta terça-feira, 17, uma ação voltada para a saúde bucal de apenados do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A programação está sendo coordenada pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá, com o objetivo de dar assistência para mais de 500 detentos. 

Com encerramento na quinta-feira, 19, a ação conta com a participação de 23 profissionais, dentre cirurgiões dentistas e técnicos em saúde bucal, sendo 10 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 11 do município e 2 do Iapen. Segundo o coordenador de Tratamento Penal do Iapen, José Nunes, a medida é inédita e foi proposta devido à grande quantidade de apenados com problemas de saúde bucal.

"Nós temos um consultório odontológico aqui, mas não daria conta de prestar uma assistência como esta aos detentos. Foi feita uma triagem em todos os pavilhões, momento em que identificamos a necessidade de uma ação como esta de grande porte. Para isso, paralisamos todos os outros atendimentos com entrada externa, para disponibilizar o efetivo de agentes nesta programação", frisou Nunes.

Ainda segundo o coordenador, ações de saúde acontecem desde abril de 2018, quando foi firmada uma cooperação técnica entre a Sesa e o Iapen. A cooperação garante assistência completa à saúde dos detentos, através de uma equipe multiprofissional, composta de médicos, enfermeiros, psiquiatra, nutricionista, farmacêutico, odontólogos, técnicos em enfermagem, técnicos em saúde bucal, técnico em farmácia, psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional.

Os apenados recebem atendimentos dentro do instituto e são mantidos na enfermaria quando precisam ficar em observação. Além de ações de prevenção e promoção à saúde, os internos realizam exames de rotina e consultas médicas.

Desta vez, os procedimentos disponíveis para a ação foram extração, orientações de saúde bucal, distribuição de kits de higiene bucal e exames clínicos. De acordo com a cirurgiã dentista do CEO, Andrea Mendonça, a maior demanda está sendo extração. "Nós estamos com toda a parte clínica, envolvendo exodontia, profilaxia e extração, que é a maior demanda. Além disso, estamos fazendo o preventivo com orientações para preservar a saúde bucal", ressaltou.   

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá