terça, 17 de setembro de 2019 - 17:30h
Centro de Reabilitação poderá ofertar até 200 atendimentos mensais na Região dos Lagos
Complexo de saúde, inaugurado nesta terça-feira, 17, pelo governo do Estado, vai oferecer serviços de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual.
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Centro de Reabilitação foi inaugurado nesta terça-feira, 17, no município de Tartarugalzinho

Aos 44 anos de idade, a pescadora Marineuza Correa, moradora do município de Tartarugalzinho, não vai mais precisar se deslocar até a capital, Macapá, em busca de atendimentos na área de reabilitação. Nesta terça-feira, 17, o governo do Estado e a Prefeitira de Tartarugalzinho inauguraram o Centro Especializado em Reabilitação (CER), que vai beneficiar a população que vive na Região dos Lagos - que também abrange as cidades de Pracuúba, Calçoene, Amapá -, estimada em 40 mil pessoas.

“Quando a gente precisava desse tipo de atendimento médico, precisávamos gastar um dia nos deslocando até Macapá para entrar uma lista de espera. Agora, a gente pode agendar e ser atendimento aqui mesmo", comemorou Marineuza.

Para a construção do centro – que fica em Tartarugalzinho – e aquisição de equipamentos, foram investidos R$ 2 milhões do Ministério da Saúde e R$ 1 milhão do Governo do Amapá. Durante a solenidade de inauguração, o governador Waldez Góes afirmou que a obra faz parte do processo de descentralização dos atendimentos na área de saúde e vai promover mais comodidade aos moradores da região.

“A inauguração desse novo centro de reabilitação vai descentralizar e desafogar o atendimento feito em Macapá, beneficiando a população de todos os municípios que fazem parte da Região dos Lagos", destacou Góes.

O CER terá a capacidade de realizar 200 atendimentos por mês, com serviços de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual. “Estaremos oferecendo um atendimento interdisciplinar com otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico e terapeuta ocupacional", explicou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Ribeiro.

Além disso, um Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado e a Prefeitura de Tartarugalzinho vai permitir atendimento especializado de médicos, como clínico geral, ortopedistas e otorrinolaringologistas. Eles irão até o município periodicamente para prestação de serviço à comunidade.

O prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira, lembrou que o espaço é resultado da parceria entre os poderes municipal, estadual e federal. “Esse centro é mais uma prova de que é possível conduzir o município através da parceria entre a prefeitura, o governo estadual e a bancada federal. Mesmo na crise, o governador tem apoiado o desenvolvimento dos municípios”, destacou o prefeito.

Para ter acesso aos atendimentos, a população deverá ser encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde de cada município, responsáveis pela triagem dos pacientes.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração os prefeitos Carlos Sampaio, de Amapá; Belize Ramos, de Pracuúba; Júlio Sete Ilhas, de Calçoene; o deputado estadual Jesus Pontes, além de outras autoridades municipais.

Créditos:

Marcelo Loureiro / Secom