quarta, 17 de julho de 2019 - 15:57h
BPRE fiscalizará entorno de Mazagão Velho durante a Festa de São Tiago
Foto: BPRE
O policiamento será reforçado no dia 25 de julho, ponto alto do evento

O Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) iniciou nesta terça-feira, 16, e segue até o dia 28 de julho, a Operação São Tiago para fiscalizar e garantir a segurança de condutores que irão até a Vila de Mazagão Velho para as festividades de São Tiago. Haverá barreiras de trânsito ao longo da Rodovia AP-010, que liga a vila à sede do município de Mazagão.

Haverá reforço no dia 25 de julho quando acontece o ponto alto do evento com a encenação da batalha entre mouros e cristãos. Nesse dia, o trânsito costuma aumentar consideravelmente na AP-010, em função do grande fluxo de pessoas que vão prestigiar a encenação.

“Vamos trabalhar com um esquema de policiamento especial em forma de barreiras ao longo da rodovia e controle do tráfego na entrada do município. Serão aproximadamente 60 militares que irão atuar no dia da festa em diversos pontos da estrada e no entorno da Vila de Mazagão Velho, orientando e fiscalizando os motoristas que chegarem ao local”, informou o chefe da Divisão de Operações do BPRE, capitão José Pantoja.

O BPRE atuará em conjunto com os agentes da Operação Lei Seca nas fiscalizações de combate à alcoolemia. Esta fiscalização será repressiva e deve abordar motoristas que estejam chegando ou saindo dos eventos que acontecem dentro da programação da festividade.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).