Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 15 de junho de 2016 - 09:19h
Tratamento do tabagismo será reforçado pela Sesa nas unidades de saúde
60 profissionais de Saúde da Família, que atuam em Unidades Básicas de Saúde de 11 municípios, participam do treinamento
Por:
Profissionais de Saúde da Família que atuam em unidades básicas de 11 municípios, recebem capacitação para o tratamento do tabagismo. O treinamento está sendo oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através do Programa Estadual do Controle do Tabagismo com o apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A capacitação teve início na manhã desta quarta-feira, 15, e prepara os profissionais para a implantação de um atendimento especializado ao fumante nas unidades de saúde de todos os municípios do Amapá. A intenção é agregar práticas já existentes a outras políticas públicas de saúde que viabilizem, além da infraestrutura e atendimento, o financiamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo.

Para a aquisição dos medicamentos, o Inca deverá receber das coordenações estaduais de Controle do Tabagismo e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, informações necessárias para realização do tratamento que vai auxiliar no quantitativo de compra de medicamentos.

De acordo com dados disponibilizados pela Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigel), em 2014 a capital amapaense tinha 8% de fumantes. Para a Coordenadora do Programa do Tabagismo na Atenção Básica, Assunção Rocha, esse percentual pode ser maior. “Esses números têm como base pessoas que foram entrevistadas por telefone, mas esse número pode ser maior. Com a implantação desse atendimento especializado, além de tratar o fumante, fica melhor de termos números mais próximos da nossa realidade e, com isso, desenvolver um trabalho mais abrangente”, ressaltou a coordenadora.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá