Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 17 de junho de 2020 - 22:43h
Amapá é o primeiro estado da região norte a atingir meta de vacinação contra o influenza
A cobertura vacinal atingiu 92,4% do estipulado pelo Ministério da Saúde, com o total de 161.502 doses aplicadas.
Por:
Foto: Nathanael Zalouth
O feito ganha maior relevância quando é considerado que os municípios responsáveis pela aplicação das doses estiveram com as atenções voltadas para a pandemia de covid-19.

Com 161.502 doses aplicadas em todo o Amapá, o estado é o terceiro do país e o primeiro da região norte a atingir a meta de cobertura na vacinação contra o vírus influenza. O número representa 92,4% de todo o público alvo que é estipulado pelo Ministério da Saúde (MS).

Crianças, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu em até 45 dias), pessoas com deficiências e com doenças crônicas e adultos de 55 a 59 anos foram os grupos que receberam a imunização. A maioria dos municípios atendeu as expectativas em todas as etapas.

Metade dos 16 municípios amapaenses já atingiram a meta, sendo que para crianças, puérperas e gestantes a aplicação das doses seguirá até que esses públicos sejam alcançados em sua totalidade. Macapá e Santana, por exemplo, acabam de receber essa semana mais 7 mil e 4 mil doses, respectivamente.

O feito ganha maior relevância quando é considerado que os municípios responsáveis pela aplicação das doses estiveram com as atenções voltadas para a pandemia de covid-19.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), através da Unidade de Imunobiológicos, trabalhou em parceria com as prefeituras e com orientações que ajudaram as metas a serem conquistadas.

“A parceria foi fundamental para chegarmos nos quatro cantos do Amapá e atingirmos as metas foi possível através do diálogo com os municípios, que inovaram, fazendo vacinação em drive-thru e outras medidas, permitindo que estejamos com o sentimento verdadeiro de dever cumprido”, declarou Andréa Marvão, que coordenou a ação estadual.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá