quarta, 13 de abril de 2016 - 15:50h
Venilton Torres integra equipe de treinamento da Coreia do Sul com apoio do Governo
O incentivo ao esporte tem sido uma bandeira desta gestão, o que tem contribuído bastante para o crescimento de muitas modalidades e reconhecimento nacional.
Com vaga garantida nas Olimpíadas Rio 2016, o atleta Venilton Torres e o técnico Bruno Igreja recebem apoio do Governo do Amapá para integrar a equipe de treinamento da Coreia do Sul, conhecida como a maior potência do taekwondo mundial.

As passagens foram entregues pelo governador Waldez Góes, na tarde desta quarta-feira, 13, no Palácio do Setentrião. Venilton Torres e Bruno Igreja embarcam na quinta-feira, 14, para Seul, capital da Coreia do Sul, onde permanecerão com os demais atletas até o dia 7 de maio no Centro de Treinamento da Universidade de Seul (UOS)

“Esse apoio é fundamental. Nos juntaremos aos melhores atletas do mundo. Lá, poderei aperfeiçoar a minha técnica e ter a noção dos desafios que terei que enfrentar durante as Olimpíadas. Sou muito grato ao governo por acreditar e investir em mim”, agradeceu Venilton Torres.

Mesmo diante do cenário de crise vivido no Amapá e em todo país, o incentivo ao esporte tem sido uma bandeira desta gestão, o que tem contribuído bastante para o crescimento de muitas modalidades e reconhecimento nacional.

“As dificuldades financeiras existem sim, mas, de acordo com as nossas possibilidades, temos nos esforçado para apoiar o esporte. Acreditamos em nosso povo e no potencial dos nossos atletas. Temos convicção que Venilton representará muito bem não só o Amapá, mas o Brasil. Ele se tornou espelho para centenas de jovens e deve ser incentivado”, enfatizou o governador Waldez Góes.

Venilton retornará ao Amapá no dia 7 de maio e seguirá com os treinos aqui no Estado. No dia 15, embarca para o Rio de Janeiro, onde dará prosseguimento ao treinamento até o início das Olimpíadas.

Taekwondo

De origem coreana, taekwondo significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. Após a invasão japonesa na Coreia, que durou de 1909 a 1945, as artes marciais praticadas pelos coreanos foram proibidas. Eles só retomaram o hábito de treiná-las após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1970. O primeiro Campeonato Brasileiro aconteceu em 1973, ano em que foi fundada, na Coreia do Sul, a World Taekwondo Federation (WTF), entidade que organizou, já em 1973, o primeiro Campeonato Mundial.