Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 01 de abril de 2016 - 11:21h
Todos os municípios do Amapá aderem à Campanha contra Hanseníase e Verminoses
O alvo principal da campanha são crianças na faixa etária de 5 a 14 anos.
Por:
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), através do Programa Estadual de Hanseníase e Tuberculose, confirmou a adesão de todos os 16 municípios do Estado do Amapá na Campanha contra Hanseníase e Verminoses que será realizada pelo Ministério da Saúde (MS) durante todo o mês de agosto.

Os municípios tinham até o dia 30 de março para fazer a inscrição no FormSus, disponibilizado pelo MS, para poder receber os recursos para a campanha.

O trabalho vai acontecer em todas as escolas a partir do dia 1º de agosto, com a proposta de que as ações envolvam os pais dos alunos. O alvo principal da campanha são crianças na faixa etária de 5 a 14 anos. O objetivo é detectar casos de hanseníase nas formas inicias da doença e prevenir as verminoses.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, mãos e pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou olhos. Ela pode atingir adultos, mulheres e crianças e é transmitida de uma pessoa para outra por meio de contato próximo e prolongado.

Sintomas

- Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas

- Manchas dormentes (com diminuição da sensibilidade)

- Dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos.

Verminoses

As verminoses, também conhecidas como lombriga e amarelão, são infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas. Podem causar sérios problemas à saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizado.

Prevenções

- Lavar bem as mãos com água e sabão

- Cortar as unhas

- Beber água tratada ou fervida

- Lavar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando foram consumidos crus

- Andar sempre calçado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá