Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 08 de abril de 2016 - 16:20h
Técnicos levantam demandas em áreas quilombolas do Amapá
O trabalho objetiva detectar problemas e solucionar demandas entre os moradores.
Por:
Técnicos do governo do Estado estão visitando residências das comunidades quilombolas do Amapá.  O trabalho objetiva detectar problemas e solucionar demandas entre os moradores. Nessa primeira etapa, mais de quarenta comunidades vão passar pelo levantamento técnico.

A visita é uma das ações do grupo de trabalho criado para acompanhar as comunidades financiadas pelo Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal. O grupo denominado Comitê Gestor Estadual é formado pelas Secretarias das Cidades, que coordena a equipe, Secretaria Extraordinária de Políticas Afrodescendentes (Seafro), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

 

Demandas

Essas moradias já começam a apresentar problemas como ausência no acesso à rede de água e energia elétrica. Isso tem obrigado os órgãos do governo a rever os projetos de infraestrutura.

 

Durante as visitas, os técnicos elaboram um relatório preliminar pontuando essas problemáticas e apontando soluções. Na lista de prioridades as equipes verificaram ausência no abastecimento de água potável, de banheiros e destino dos resíduos sólidos.

Já foram visitadas as localidades do Rosa, no Km 25, onde foram construídas vinte moradias; a comunidade Mel da Pedreira, no Km 30, com 42 casas; e a comunidade Igarapé do lago, distante 85 Km de Macapá, com 50 moradias. Todas essas moradias foram feitas em alvenaria, cada uma com 42m², e deveriam conter dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço.

 

Condições

Segundo Alcir Matos, secretário de Estado das Cidades, a partir desse levantamento o governo poderá atender as demandas dessas pessoas. “O diferencial disso tudo é o grande interesse das comunidades em nos ajudar neste diagnóstico e na mão de obra”, destacou Alcir.

Ainda nesta primeira etapa serão visitadas as comunidades Ressaca da Pedreira, Curralinho, São Pedro dos Bois e outras 36 comunidades quilombolas.  

Para a superintende da Funasa, Magali Xavier, o levantamento busca oferecer qualidade de vida para essas comunidades. “A parceria vai possibilitar agilidade no levantamento das necessidades juntamente com os técnicos da Funasa na melhoria de ações e serviços na área de saneamento básico.”, frisou Magali.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá