sexta, 01 de abril de 2016 - 14:29h
Secult leva apresentações culturais aos moradores de periferia
Zerão e Congós serão os primeiros bairros a receber o projeto. Cerca de trinta mil pessoas poderão ser alcançadas
Invadir as passarelas da periferia levando cultura. Esse é o principal objetivo do projeto Ponte para Cidadania que inicia neste sábado, 2, às 19 horas. O evento ocorrerá na passarela da Avenida Ivaldo veras, no bairro Zerão.  A ação faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), onde os moradores poderão assistir apresentações de música, dança e teatro.

Durante a programação haverá a apresentação das Orquestras Equinócio das Águas e do Corpo de Bombeiros. Grupos de Hip-Hop, capoeira, arte circense e cantores regionais também vão se apresentar, proporcionando aos cidadãos de baixa renda, um momento de lazer e cultura.

A passarela da Avenida Ivaldo Veras foi escolhida por abranger dois bairros: Zerão e Congós.  Pelo menos 30 mil pessoas moram naquela região. Muitas nunca tiveram a oportunidade ou condições financeiras de ir ao teatro prestigiar apresentações desse tipo. “A cultura tem que chegar para todos e esse projeto vai atender um público carente. Estamos empenhados em realizá-lo e levá-lo para outras passarelas”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva.

Disney ressaltou ainda que é preciso fazer mais com pouco. De acordo com ele, o projeto tem um custo mínimo e um grande impacto social. “É a união da Secult com os artistas para proporcionar o bem-estar social desses moradores”, explicou.

Outras edições

Após a primeira edição, a Secult avaliará os resultados do projeto. A meta é expandir a ação a outros bairros da capital e levar a cultura para todos os moradores das pontes. Técnicos da Secult farão um levantamento em cada bairro para identificar quais apresentações os cidadãos gostariam de assistir. Na próxima semana, a ação será realizada na ponte do Ambrósio em Santana.

Planejamento Estratégico

O projeto foi incluso no Planejamento Estratégico da Secult, apresentado em março deste ano.  No documento constam as diretrizes e programas a serem executados pela secretária, principalmente a política de transversalidade. Pela primeira vez, um planejamento desse tipo foi realizado na Secretaria.