Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 08 de abril de 2016 - 16:12h
Reuniões da Agenda do Servidor 2016 iniciam com dois sindicatos
Segundo ano de Agenda do Servidor serão discutidos assuntos relacionados a gestão e melhoria do serviço público
Por:
O Governo do Amapá iniciou a Agenda do Servidor 2016 para dialogar com as categorias do funcionalismo público estadual melhorias no serviço público. Neste segundo ano de Agenda, as temáticas discutidas estão relacionadas à gestão e lotação e pridutividade. Esta semana, dois sindicatos foram atendidos.

Os primeiros sindicatos atendidos foram o Sindicato da Fiscalização Agropecuária do Amapá (Sinfa/AP) e o Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores de Saúde do Amapá (Sindsaúde). Este ano além dos gestores das secretarias de Estado da Administração (SEAD); do Planejamento (Seplan) responsáveis pela agenda, também estarão presentes os gestores das pastas em discussão. A medida visa oportunizar o diálogo entre servidores e gestores e colocar em prática reivindicações do dia a dia, solicitadas pelos trabalhadores.

De acordo com a secretária de Estado da Administração, Goreth Sousa, muitas demandas foram apresentadas em 2015 em relação à outras pautas, além de salários, como capacitações, organização do sistema de trabalho, qualidade de vida e gestão de pessoas. “Precisamos avançar nessas pautas para melhorar o serviço público. Medidas como identificar onde os servidores estão atuando e de organização do quadro dos servidores, são algumas delas”, exemplificou a secretária.

 

Sinfa

A principal reivindicação apresentada pelo Sinfa foi a realização de capacitações. O diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Otacílio Barbosa, também participou.

Ficou definido que o sindicato e a Diagro farão o levantamento das capacitações necessárias para o setor. Ainda na reunião, os representantes da categoria apresentaram a proposta de recolhimento de taxas que podem ser adotadas pela Agência de Defesa para captar recursos como a cobrança pelo transporte de determinados produtos. Um estudo será apresentado à Seplan para que possam analisar a viabilidade.

Além disso, os servidores também apresentarão um Plano de Trabalho para Seplan, contendo ações que serão trabalhadas na Diagro. Ao término da reunião, o sindicato recebeu um relatório com informações da Agenda do Servidor do ano passado.

 

SindSaúde

Com o Sindsaúde a discussão abordou a implantação do ponto biométrico e utilização do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH). A secretária adjunta de Saúde, Telma Miranda, participou da reunião.

Os servidores pediram medidas para reduzir a sobrecarga de trabalho dos enfermeiros. A Sead informou que com o sistema de gestão poderão identificar a demanda necessária para cada unidade de saúde e identificar servidores faltosos ou que não estão trabalhando no seu local de lotação. A implantação do ponto biométrico também é uma alternativa para assegurar o cumprimento de carga horária e servidores tenham sua carga horária de trabalho cumprida.

Ambos os projetos foram aceitos pelos servidores que ficaram interessados em conhecer o sistema de gestão. Pediram que fosse levado em conta no ponto biométrico as peculiaridades da categoria como plantões e trocas de escalas. “Vamos apresentar o sistema aos servidores e juntos vamos construir soluções de gestão para a categoria”, afirmou Goreth.

Outra pauta dos servidores é que seja feita eleição para ocupar o cargo de coordenadores das unidades. A proposta será avaliada pela Agenda do Servidor, que apresentou em contraproposta o projeto de certificação ocupacional, onde os servidores deverão ser capacitados na área de gestão, como pré-requisito para ocupação do cargo na SESA.

Outro avanço é a chamada dos classificados de 2012 para ocupar o quadro da Unidade de pronto Atendimento da Zona Norte e do Centro de Nefrologia. Com a entrega das obras será preciso mais servidores para suprir a demanda. A Sead trabalha ainda para que servidores cedidos voltem a atuar no Estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá