quarta, 30 de março de 2016 - 15:45h
Professores estaduais finalizam treinamento e firmam pacto pela alfabetização
Aconteceu nesta terça-feira, 29, no auditório da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o seminário final do Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O programa tem o objetivo de preparar os educadores para trabalhar com a alfabetização de crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A programação organizada pela Unifap, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretarias Municipais de Educação segue até quarta-feira, 30, e aborda trabalhos e ações realizadas ano passado, nos municípios, além de oficinas e cursos sobre inclusão de ciclos de alfabetização. Ao final, serão apresentadas as novas ações para a formação do PNAIC de 2016 no Amapá.

Participam das discussões e atividades, coordenadores locais, orientadores, professores alfabetizadores e gestores educacionais. A secretária de Educação, Conceição Medeiros, ressaltou o compromisso firmado pelo PNAIC com a alfabetização das crianças até oito anos. “Aproveito a oportunidade para parabenizar os coordenadores dos 16 municípios pelos trabalhos realizados. Não é um desafio fácil, mas os resultados apresentados pelos professores são maravilhosos. Crianças de apenas cinco anos já estão dominando o português e a matemática”, disse a gestora.

PNAIC

No início de fevereiro deste ano, em Manaus (AM), os secretários de Educação da Região Norte e os presidentes das seções estaduais da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) readequaram o programa com ações específicas para as necessidades da região.

Com o plano de ações, o MEC espera pactuar com os Estados e Municípios do Norte os investimentos prioritários para o setor nos próximos quatro anos. Um dos focos é a alfabetização na idade certa, que tem a meta de zerar este ano a fila de crianças fora da escola.

Entre as medidas anunciadas está à ampliação do número de creches, reformulação do cálculo do transporte escolar, incentivos financeiros a professores de escolas de áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e altos indicadores de violência, além de pagamento de bolsas e cursos de qualificação para educadores das séries iniciais da educação básica.