Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 16 de maio de 2016 - 17:46h
Melhorias na gestão pública estadual servirão de exemplo em Fórum de Boas Práticas
Projetos desenvolvidos pelo GEA e os resultados serão apresentados aos demais poderes como experiências que podem ser adotadas.
Por:

As boas práticas na Gestão pública implantadas pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), serão apresentadas durante o II Fórum permanente de Boas Práticas na Administração Pública que será realizado nos dias 24 e 25 de maio.  Desde o ano passado, o GEA está trabalhando na melhoria da gestão dos órgãos, visando ofertar um serviço de mais qualidade e com menos recursos. 

No fórum, o GEA mostrará na prática o que está fazendo para melhorar a gestão pública. Um exemplo, é a Agenda do Servidor, programa de governo executado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) desde março do ano passado. A Agenda visa manter uma mesa de conversa permanente com o servidor para melhorar a gestão dos servidores e o atendimento à população.  Este ano, o programa está voltado para a melhoria de qualidade de vida e produtividade do profissional. 

Além da valorização do servidor, o programa trouxe como resultados a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH), utilizado para gerir informações funcionais relacionadas aos servidores, como lotação, crescimento no serviço público, além de rodar a folha de pagamento. 

Para gerenciar processos administrativos, implantou a Central de Licitações dentro do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA). Com o sistema, será possível gerir atividades de compra e cadastro de patrimônio.  

A secretaria trabalha ainda em projetos para educação financeira, preparação para aposentadoria, melhoria nos setores de Recursos Humanos de cada órgão estadual, capacitações e a implantação do portal do servidor, espaço criado para que o trabalhador não precise sair de casa para verificar sua situação no Estado. “Temos como meta para os próximos anos sermos referência em gestão pública”, afirmou a secretaria de Estado da Administração, Goreth Sousa.

Para a secretária, com uma gestão estratégica e efetiva é possível ofertar um serviço humanizado e melhorar o atendimento ao cidadão. “Com medidas simples conseguimos aumentar a produtividade e efetividade no uso de recursos públicos”, ressaltou. 

Na programação do fórum, o executivo apresentará na manhã do dia 25, o projeto de implantação do Sistema Integrado de Controle Interno do Estado, que visa padronizar e organização informações relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades de administração pública, respeitando a independência e especificidades de cada poder.  A experiência está em execução na Sead e será estendida aos demais órgãos estaduais.

O Fórum

O II Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública, é promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). Este ano, abordará o tema “Gestão de Pessoas”, com o objetivo de trocar experiências para a evolução na administração e melhoria na gestão nos órgãos públicos. Ano passado, o governo destacou a entrega da senha do Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão (Siplag) a todos os poderes, como exemplo. Assegurando a transparência na gestão estadual e possibilitando o acesso às informações da gestão orçamentária e financeira do Amapá em tempo real. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá