Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 01 de abril de 2016 - 11:10h
Grupo de Trabalho define estratégias e ações para mais uma etapa da Operação Bailique
O objetivo é prestar assistência imediata à população atingida pelo fenômeno “Terras Caídas”
Por:
Em reunião realizada na Coordenadora Estadual de Defesa Civil (Cedec-AP), a secretária adjunta de Políticas da Assistência Social da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Patrícia Silva, o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, coronel do Corpo de Bombeiros Estácio Janary, e o diretor de pesquisas do Instituto de Estudos e Pesquisas Tecnológicas do Amapá (Iepa), Adimilson Torres, definiram as atividades para mais uma etapa do Plano de Ação Integrada denominado Operação Bailique. Também contribuíram com esse projeto de trabalho os especialistas e técnicos do Instituto de Estudos e Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), assistentes sociais, geólogos e representantes da comunidade que vive no arquipélago.

O plano está ativo desde março de 2015. O objetivo é prestar assistência imediata à população atingida pelo fenômeno “Terras Caídas” e também desenvolver um laudo técnico-científico para explicar os motivos da intensificação desse fenômeno a partir de 2014 e as medidas que poderão ser tomadas para minimizar os impactos e prejuízos, naturais e econômicos.

Para essa etapa da Operação Bailique, que acontecerá no período de 5 a 15 de abril, serão enviados cerca de 30 profissionais especialistas e técnicos entre geólogos, geógrafos, assistentes sociais, enfermeiros, pesquisadores e bombeiros militares para atuarem na assistência à população, coleta de dados e pesquisa.

“Nesta ação o papel da Cedec é prestar apoio técnico, operacional e logístico às outras secretarias, pois a Operação Bailique é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da atuação conjunta de vários órgãos.  A Cedec também vai viabilizar as condições necessárias de segurança para que as demais secretarias possam percorrer o arquipélago e desenvolver as suas atividades”, explicou o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Estácio Janary.

Com mais essa iniciativa o Governo do Estado potencializa as ações do Plano de Ação Integrada Operação Bailique. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea) e a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já estão atuando no local desde o ano passado. Seguindo o cronograma de operações da ação conjunta, a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e Instituto de Estudos e Pesquisas Tecnológicas do Amapá (Iepa) também estarão disponibilizando equipes. Todas as etapas da Operação Bailique estão sendo acompanhadas de perto pela Procuradoria Geral do Estado.

Terras caídas

Trata-se de um fenômeno natural ocorrido na Região Amazônica responsável pelo desbarrancamento das margens dos rios. Este fenômeno é agravado por vários fatores, entre eles o desmatamento da mata ciliar (que fica na margem dos rios) e por mudança nos movimentos da maré.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá