A Escola Estadual Santa Maria, localizada no bairro Marabaixo II, Zona Oeste de Macapá, iniciou o ano letivo com novidades. Os estudantes voltaram às aulas com a escola funcionando em prédio próprio, totalmente revitalizado, nesta quinta-feira, 17. O Governo do Estado do Amapá (GEA) investiu R$ 208,4 mil (em serviço civil) e mais R$ 43,6 mil (em serviço elétrico), totalizando R$ 252,1 mil utilizados na revitalização da unidade de ensino.
Foram realizados reparos na rede hidrossanitária, troca de esquadrias, louças sanitárias, acessórios e reposição de lâmpadas, forro em madeira de lei em todas as salas de aula, além da revisão na cobertura dos blocos administrativo e refeitório e reposição das fechaduras. O colégio passou, ainda, por limpeza, descupinização, pintura de todos os blocos (incluindo área interna e externa), entre outras intervenções.
A escola também recebeu uma nova rede elétrica, permitindo a climatização de todas as salas de aula, incluindo a diretoria e a sala de atendimento especial. Neste ano, a escola atenderá 215 estudantes do ensino fundamental I (2° ao 5° ano), em prédio próprio. Antes, a escola funcionava em um prédio alugado no mesmo bairro. Além da manutenção predial, essa boa notícia animou os pais e os responsáveis dos alunos.
“Sempre ficávamos preocupados com o aluguel, se a escola iria continuar funcionando ou não. Agora, estamos duplamente felizes: com a manutenção predial e com o prédio próprio”, declarou o técnico agrícola, Antônio Zomba, que tem um filho matriculado no 4º ano.
A secretária de Estado da Educação (Seed), Goreth Sousa, esteve presente no primeiro dia de aula do colégio e parabenizou a escola pela qualidade de ensino, sempre inovando com projetos que fomentam a cidadania, a sustentabilidade e o envolvimento da comunidade escolar. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na escola Santa Maria é um dos dez melhores do estado, com 5,7.
“A escola Santa Maria está provando para a sociedade que a escola pública pode e deve ter qualidade. Com professores engajados, a participação da comunidade escolar e com o nosso trabalho, em conjunto, teremos cada vez mais resultados positivos”, frisou a gestora.
Erich Macias/Seed