Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 07 de abril de 2016 - 16:11h
Dia D de Combate ao Aedes visita mais de 1,5 mil casas no Nova Esperança
O mutirão marcou o Dia Mundial da Saúde, sob coordenação da Sala Estadual de Situação
Por:
 

O bairro Nova Esperança, na zona oeste de Macapá, foi o local escolhido para a terceira ação do "Dia D” de Combate ao Aedes aegypti, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 7. O mutirão marcou o Dia Mundial da Saúde, sob coordenação da Sala Estadual de Situação, que define as ações de combate ao mosquito. Cerca de mil pessoas das secretarias estaduais e do município de Macapá, Tribunal de Justiça (Tjap), Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e Conselho Comunitário do Bairro Nova Esperança participaram da ação.

O Dia D ocorreu simultaneamente nos município Santana, Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Laranjal e Vitória do Jari. Essa foi mais uma etapa do planejamento do Governo do Amapá, para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de ações de mobilização e combate ao mosquito em todo o país.

Na capital, as equipes percorreram ruas do bairro Nova Esperança, com auxílio do Conselho Comunitário. Além do caráter educativo, os agentes públicos visitaram residências para identificar e combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. "O objetivo principal é conscientizar os próprios moradores quanto ao combate ao mosquito. Se o cidadão tirar dez minutos do seu tempo para eliminar o foco, o problema também é eliminado pela raiz. O bairro foi escolhido devido ter um índice considerável de infestação ", informou Wagner Coelho, coronel do Corpo de Bombeiros, integrante da Defesa Civil estadual e da Sala de Situação.

 

Participação

A moradora Maria Fernandes dos Santos, de 64 anos, recebeu uma das equipes da ação em sua casa, localizada na Rua Secundino Campos, onde reside há três anos. Ela disse que procura fazer seu papel no combate ao mosquito e que a ação serve para reforçar a importância do combate ao Aedes. "Faço minha parte. Deixo o quintal limpo e evito recipientes que acumulem água. A presença deles [agentes públicos] serve para mostrar que a situação é mais séria e que as pessoas não podem brincar", diz a dona de casa.

O Dia "D" de Combate ao Aedes aegypti, na capital, ocorreu até o meio dia e teve participação de mil colaboradores dos órgãos envolvidos, sendo 300 militares e 700 civis.

De acordo com as informações da Sala de Situação, na ação desta quinta-feira, no Nova Esperança, foram visitadas 1.514 mil casas. Em 117, foram encontrados focos do mosquito e 115 receberam tratamento com larvicida; 16 proprietários se recusaram a receber os agentes públicos e 315 imóveis estavam fechados.

 

Sala de Situação Estadual

A Sala Estadual de Situação tem o encargo de definir as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e conta com a participação do Governo do Estado do Amapá, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Tjap, Alap, Exército, Marinha, todas as prefeituras, além de parceiros como a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP), Banco do Brasil, Correios, Associação Industrial do Amapá (Acia), entre outras entidades. Semanalmente, os participantes reúnem para avaliar o que foi deliberado na semana anterior e planejar a próxima semana e as ações de maior porte.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá