domingo, 03 de abril de 2016 - 16:46h
Comunidade aprova projeto Ponte para Cidadania
Centenas de pessoas participaram do projeto que visa invadir as áreas de ressaca com cultura.

Orquestra, música regional e capoeira foram as principais atrações do projeto Ponte para Cidadania, realizado na noite de sábado, 2, na passarela da avenida Ivaldo Veras, em Macapá. O evento, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), atraiu olhares curiosos dos moradores que aprovaram a iniciativa.

Pessoas que até então nunca viram a apresentação de uma orquestra. Entre elas, a empreendedora Maria Barata, que mora há quatro anos na passarela da Ivaldo Veras. “É a primeira vez que assisto a uma orquestra. Achei linda e fiquei surpresa com esse projeto. Vivemos aqui tão esquecidos pela sociedade, então, é emocionante poder ver isso aqui na ponte”, afirmou.

Para o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva, a recepção dos moradores é um incentivo para continuar o projeto. "Não tem tempo ruim para fazer cultura. Quando governo, artistas e comunidade se unem, o resultado é esse".

A programação iniciou às 19h com a Banda do Corpo de Bombeiros. No repertório, Música Popular Brasileira e Amapaense. Mas, o que o público não esperava foi a mistura de ritmos populares como o calypso, que animou adultos e crianças.

O grupo Quilombo Brasil também entrou como parceiro do Ponte Para Cidadania e ficou responsável por mostrar um pouco da capoeira, interagindo com o público e mostrando parte da história brasileira. Nos intervalos a animação ficou por conta da dupla Bibica e Fuinha, da Companhia Mania de Brincar, e quem gostou de tudo isso foram as crianças. “Gostei de tudo. Muito divertido, quando vai ter de novo?”, perguntou Adrian Silva, de 5 anos.

A primeira edição do projeto encerrou com apresentação da orquestra Equinócio das Águas, que levou música clássica para o espaço. Para os artistas que participaram do evento, a felicidade da comunidade é a maior gratificação. O maestro e tenente Marcos Ribeiro diz que é preciso sair da zona de conforto e fazer mais pelo próximo. “Apresentar a música erudita e ver o sorriso no rosto dessas pessoas é muito bom. Participar de projetos como esse que valoriza a cultura e o cidadão é gratificante”, afirmou.

Segundo o secretário Disney, todo o projeto foi realizado em parceria e sem custos extras para o Estado e que a proposta de invadir as passarelas com cultura será levada para outras localidades. A próxima edição ocorrerá na passarela do Ambrósio, em Santana.

O projeto

O projeto Ponte Para Cidadania surgiu a partir do projeto Música na Praça. O objetivo é invadir as passarelas da periferia levando cultura.  Durante o evento, ocorrem diversas apresentações culturais. A cada edição uma passarela é escolhida para receber o projeto.  A ação faz parte do planejamento estratégico da Secult, onde os moradores poderão assistir apresentações de música, dança e teatro.