Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 08 de abril de 2016 - 16:16h
Centro de Altas habilidades comemora 10 anos de implantação no Amapá
O objetivo foi capacitar os professores, visando o estímulo do ensino-aprendizagem, com uso orientado da internet como instrumento alternativo de pesquisa.
Por:
Profissionais da educação estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 8, no auditório do Museu Sacaca, para comemorar o 10º aniversário de implantação do Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação (Naah/S).

Os educadores ouviram a palestra da professora doutora Marilúcia Barros de Oliveira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), sobre “Pesquisa escolar e internet: limites, alcances e possibilidades”.  O objetivo foi capacitar os professores, visando o estímulo do ensino-aprendizagem, com uso orientado da internet como instrumento alternativo de pesquisa escolar. “A pesquisa utilizando a internet apresenta assuntos atualizados e contemporâneos. Por outro lado, existem momentos que precisamos consultar os livros clássicos. Diante disso, o professor precisa intermediar esse contato para que a pesquisa tenha bons resultados”, disse Marilúcia Barros.

De acordo com o diretor do Naah/s, Gilliard Braga, atualmente o centro atende, em média, 104 alunos e atua orientando gestores e a coordenação pedagógica quanto à temática das Altas Habilidades e capacitando professores para que se apropriem das especificidades do trabalho de identificação e atendimento de alunos com estes indicativos. “A criança é investigada quando se tem uma indicação a altas habilidades. Quando chega ao centro é recebida por uma equipe multidisciplinar e passa por um processo avaliativo para assim, diagnosticar e acompanhar”, explicou.

 

Apoio

O Naahs/S do Amapá, foi criado no dia 8 de abril de 2006, por exigência de uma lei federal em que o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial (Seesp), propôs, em 2005, o desenvolvimento do programa de Implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, em todo o país, com o objetivo de orientar e dar apoio ao sistema de ensino quanto a educação especial, voltada ao atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação. Para isso, o Naah/S é formado por uma equipe multidisciplinar, constituída de pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e professores de diferentes áreas do ensino.

 

Atendimento

O apoio aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação funciona nas escolas da rede pública, em Salas de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no próprio prédio sede do Naah/S, localizado na Av.  Almirante Barroso nº 1.690, Santa Rita. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá