sábado, 19 de março de 2016 - 17:40h
Aniversário da Fortaleza de São José é comemorado com bolo, música e reconhecimento
A programação de aniversário do monumento segue durante todo o dia com a exposição do artista plástico R. Peixe.
O dia de São José também foi marcado pelo aniversário da Fortaleza de São José de Macapá. A manhã agradável do sábado, 19, foi favorável à festa de comemoração dos 234 anos, marcados por muita música e o tradicional bolo com direito a parabéns.

A recepção da comunidade local e dos turistas ficou por conta da Guarda Territorial do Amapá. Parte importante da história da Fortaleza, os guardas foram homenageados durante a programação.

“Não comemoramos só o aniversário da Fortaleza, mas também do nosso padroeiro. E neste dia de festa, os nossos guardas territoriais devem ser exaltados. Afinal, eles integram a história deste local [Fortaleza]", ressaltou o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva.

Já a aniversariante do dia recebeu muitos visitantes. Quem passou por lá, pôde conhecer um pouco da história do local por meio da visita monitorada e acompanhar as apresentações da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá.

"Que ambiente maravilhoso. Os amapaenses são privilegiados em ter um espaço tão rico em história como esse", comentou o turista Jair Trindade, que aproveitou a visita no local para participar das comemorações.

Para quem administra o local e trabalha pela preservação do espaço o dia também foi de reconhecimento. "Eu vejo que a Fortaleza tem formas múltiplas de seu significado para a sociedade amapaense: material, social, histórico e literário. Todos aqueles que contribuíram para a construção desse espaço colaboraram para a formação atual do povo amapaense, e isso deve ser valorizado", lembrou o diretor da Fortaleza, Valdeci Bonfim.

História

A Fortaleza de São José de Macapá foi construída pelos portugueses no século XVIII e levou 18 anos para ficar pronta. Foi projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Galúcio, sendo inaugurada em 1782. Tinha como com o objetivo resguardar a Foz do Rio Amazonas e o território brasileiro de uma possível invasão europeia por via fluvial.

O monumento é uma das sete maravilhas do Brasil e, recentemente, foi eleito o lugar preferido para se visitar em Macapá, segundo internautas, em uma enquete promovida por um portal de notícias local, este ano. A Fortaleza também está concorrendo ao título de patrimônio cultural da humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).