Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 01 de abril de 2016 - 14:05h
Amapá e Guiana Francesa se unem para combater criminalidade na fronteira
A região serve de intercâmbio para o crime
Por:
A Polícia Civil em Oiapoque, junto com a polícia francesa, obteve sucesso nas últimas operações fronteiriças de combate à criminalidade na fronteira. A parceria entre os órgãos de segurança pública de ambos os países já acontece há cinco anos.

O trabalho policial em conjunto teve início após uma operação da Polícia Civil do Amapá quando uma quadrilha de brasileiros que aterrorizava em Saint Georges (Guiana Francesa) foi presa. A partir desse momento, a cidade francesa concedeu uma carta de gratidão à polícia amapaense, e teve interesse em unir forças para combater o crime na região.

Convencido da importância dessa troca de experiências e de cooperação, o Congresso Nacional deliberou a criação do Centro de Cooperação Brasil e França (CCP), pelo decreto nº 8344 de 13 de novembro de 2014. O centro reúne policiais brasileiros e franceses com o objetivo de aprimorar o intercâmbio regular de informações e a investigação de ocorrências.

É na região da fronteira entre o Oiapoque e a Guiana Francesa que acontece o combate ao transporte clandestino, de sujeitos trazendo armas para assaltos em Macapá, drogas para abastecer as “bocas de fumo” e à garimpagem ilegal. Em um ano a Polícia Civil prendeu cerca de cem pessoas suspeitas de cometer crimes ilícitos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá