Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 17 de abril de 2018 - 17:01h
Encontro vai discutir protagonismo da juventude LGBT na sociedade
Evento inicia nesta quarta-feira e vai reunir jovens do interior do Amapá e de outros estados para debater assuntos em defesa dos direitos LGBT.
Por:

O Estado do Amapá vai sediar o III ENJUV: Encontro da Juventude LGBT | Norte e a I Mostra Científica de Estudos em Gênero e Diversidade, que será realizado entre os dias 18 e 22 de abril, na Universidade Estadual do Amapá (Ueap). O evento traz como tema “O Protagonismo da Juventude LGBT: Em Defesa da Democracia e das Diversidades”.

O ENJUV será realizado pela Rede da Juventude LGBT | Lara Fabyan e pela União Nacional LGBT (UNALGBT), através de sua unidade no Amapá, com o apoio do Governo do Amapá, organizações dos movimentos LGBT e estudantil, e instituições de ensino superior.

Para o representante da UNALGBT no Amapá, Renan Almeida, a intenção é formar um espaço para debater o protagonismo da juventude na Amazônia. “O ENJUV tem como objetivo discutir a vivência de jovens LGBTs vindos do interior do Amapá e dos demais Estados da Região Norte do Brasil, compreendendo as especificidades dessa população em sua realidade social. Tudo isso em um espaço que permita a construção coletiva de ideias”, afirma Almeida.

Durante o período do Encontro, os participantes vão passar por capacitações, para que se tornem multiplicadores do debate sobre a diversidade, principalmente em temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero. Fazendo, assim, com que mais cidadãos contribuam com a formação de políticas públicas eficientes para a população LGBT.

Ainda de acordo com Renan Almeida, existe a necessidade de tratar esses temas de forma didática e prática. “As ações foram pensadas com o intuito de reunir o público-alvo do encontro em atividades que possibilitem uma abordagem mais prática sobre assuntos como a saúde, direitos sociais e o lazer da juventude LGBT amazônica”, reforça o representante da UNALGBT.

A programação contará com mesas de debate, rodas de conversas, minicursos, oficinas e atividades culturais, que terão a participação de pessoas de outros Estados, como o presidente nacional da UNALGBT, Andrey Lemos, da assessora da Secretaria de Mulheres de Salvador, Milena Passos, e de uma militante feminista do Rio de Janeiro, Walkiria Nitcheroy.

Programação artística

Dentro do período do evento, será realizada uma Virada Cultural na Praça Floriano Peixoto no dia 21, das 19h às 00h, com apresentação de Jhimmy Feixes e desfile de Drags Queens.

Serviço

Data: de 18 a 22 de abril de 2018

Local: Universidade Estadual do Amapá

Horário: a partir das 8h.

Mais informações:

Bruno José Ribeiro – Coordenador da Rede de Juventude LGBT | Lara Fabyan

Telefone: 99185-7395

Renan Almeida – Representante da UNALGBT - Amapá

Telefone: 98118-6326

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá