sexta, 17 de março de 2017 - 11:27h
Governo e Prefeitura realizam Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti
Objetivo é fortalecer o combate aos focos do mosquito, pois é a única forma de prevenção dos agravos e de proteção das comunidades.
Agentes vão inspecionar domicílios em busca de focos do mosquito Aedes aegypti

De 20 a 24 de março, Governo do Amapá e Prefeitura de Macapá estarão integrados no fortalecimento das ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Trata-se da "Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o mosquito Aedes aegypti", com abertura prevista para acontecer a partir das 8h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro das Pedrinhas.

As ações coordenadas pela Sala Estadual de Situação unirão as redes de assistência social e de saúde para desenvolver atividades de informação e conscientização no combate ao Aedes aegypti. O objetivo é fortalecer o combate aos focos do mosquito, pois é a única forma de prevenção dos agravos e de proteção das comunidades.

A semana de mobilização acontecerá simultaneamente em todo o Brasil e no Amapá as ações de conscientização acontecerão no CRAS das Pedrinhas e do Infraero II. Durante este período a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) desenvolverá atividades de palestras às grávidas sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, tendo como preocupação o enfrentamento à microcefalia.

Já a Prefeitura de Macapá fará atendimento para o CAD ÚNICO, Palestra sobre Benefício de Prestação Continuada e ZiKa Vírus, cadastramento para acesso à Carteira do Idoso e oficinas de artesanato. Além da entrega dos repelentes para as grávidas cadastradas no Programa Bolsa Família.

Paralelo às ações de conscientização nos CRAS, agentes públicos do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil do Estado, voluntários da secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e SIMS, Exército e agentes de combate às endemias irão realizar visitas domiciliares com orientação, inspeção, eliminação e tratamento focal. A intenção é visitar mais de dois mil domicílios nos dois bairros.

Sala de Situação Estadual

A Sala de Situação Estadual coordena as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e conta com a participação do Governo do Estado do Amapá, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Assembleia Legislativa (Alap), Exército, Marinha e todas as prefeituras. Semanalmente, os participantes reúnem em videoconferência com a Sala Nacional para avaliar o que foi deliberado na semana anterior e planejar a próxima semana e as ações de maior porte.