quinta, 17 de março de 2022 - 15:46h
Estado Forte, Povo Seguro: novo Grupamento Fluvial vai reforçar prevenção, salvamento e resgate nos rios do Amapá
O Governo do Estado já aplicou mais de R$ 290,5 milhões no maior programa de investimentos em Segurança Pública da história do Amapá.
Por: Claudio Morais
Foto: Arquivo/Secom
Serviço dos bombeiros especializado em salvamento aquático recebe nova estrutura para o atendimento à população.

As operações aquáticas de busca, resgate e salvamento, realizadas pelo efetivo especializado do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP), avançam e são fortalecidas pelo Estado: o Governo do Amapá prepara a entrega do Grupamento Marítimo-Fluvial (GMAF), no Complexo Fluvial de Segurança Pública, na Fazendinha.

Esta é uma entrega estratégica do programa Estado Forte, Povo Seguro, que já investiu mais de R$ 290,5 milhões na Segurança Pública do estado e que, de acordo com o subcomandante do GMAF, capitão Alex Gama, atende à vocação ribeirinha do Amapá.

“Com o novo GMAF, no Complexo Fluvial, nossos militares proporcionarão um atendimento ainda mais ágil e preciso à população em todas as nossas atividades, desde o atendimento às comunidades ribeirinhas e navegantes, até os banhistas. Ganha toda a sociedade com uma entrega desta magnitude”, pontuou Gama.

Mais agilidade

O subcomandante destaca também a rapidez para o atendimento às ocorrências: com o Píer Integrado da Segurança Pública, as equipes poderão entrar na água a qualquer momento, independentemente da tábua de maré.

“Com a maré baixa, o militar precisaria percorrer toda a extensão da faixa de areia junto com a embarcação, até chegar à água [...] é tempo e vigor físico gastos que, com o novo Complexo, dedicamos ao atendimento às pessoas, sem os impedimentos da variação da maré”, finalizou o oficial.

Complexo Fluvial de Segurança Pública

Resultado de investimentos que somam, aproximadamente, R$5 milhões, o Complexo Fluvial de Segurança Pública está estrategicamente localizado em uma área de constante fluxo de embarcações e banhistas, às margens do rio Amazonas, no bairro Fazendinha, em Macapá, já no limite com o município de Santana.

Além do Grupamento Marítimo-Fluvial, o Complexo conta também com o Píer Integrado da Segurança Pública e a Companhia Fluvial do Batalhão Ambiental.

Estado Forte, Povo Seguro

O Governo do Estado realizou o maior investimento na Segurança Pública da história do Amapá, por meio do programa Estado Forte, Povo Seguro. Os investimentos para a completa reestruturação do setor já ultrapassam R$ 290,5 milhões e são resultado da parceria com a Bancada Federal e contrapartidas do tesouro do Estado.

O esforço conjunto já permitiu a  entrega de 300 novas viaturas, novos prédios para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros, armamentos, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, mobílias, sistemas de rádio e comunicação, novo parque tecnológico, realização de concursos públicos, capacitação e valorização dos servidores da Segurança do Amapá.