Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 17 de fevereiro de 2019 - 17:40h
Concurso público da Afap registra 12.279 concorrentes na prova objetiva
Abstenção para vagas de nível médio foi de 23,11% e para nível superior, 24,19%; gabarito deve ser divulgado nesta segunda-feira, 18, às 17h.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Provas aconteceram neste domingo, 17, em 23 locais, em Macapá

Dos 15.992 inscritos para concorrer a uma das 29 vagas imediatas e 200 cadasto reserva de níveis médio e superior do concurso público da Agência de Fomento do Amapá (Afap), 3.713 não compareceram aos 23 locais de prova neste domingo, 17, em Macapá, representando um percentual de 23,2% dos candidatos.

A maior abstenção, em números absolutos, foi para as 20 vagas de nível médio. Do total de 14.417 inscritos, 3.332 não compareceram, o que corresponde a 23,11% dos candidatos. Já para as 9 vagas de nível superior, dos 1.194 concorrentes, 381 faltaram, representando 24,19% dos candidatos. Os dados foram divulgados pela Fundação Carlos Chagas (FCC), contratada pelo Governo do Amapá para organizar o certame.

Os 12.279 candidatos estão concorrendo a vagas que serão distribuídas nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. As provas aconteceram no período da manhã para cargos de ensino médio e no período da tarde para cargos de nível superior.

Marcos Vinícius está pleiteando uma vaga de nível médio, para Agente de Fomento Externo e diz que estudou muito e está confiante no resultado.

“Eu me preparei em casa, sem a ajuda de cursinhos preparatórios. Mas estou confiante, principalmente nas questões de informática, que é a matéria que tenho mais conhecimento e afinidade”, destacou o candidato.

Cristiane Uchôa chegou com mais de uma hora de antecedência no seu local de prova e se disse preparada para o teste, já que conseguiu estudar todo o conteúdo programático exigido no edital.

“Eu me inscrevi para a vaga de Agente de Fomento Externo e estou preparada porque consegui fechar o conteúdo, que aparentemente não é tão difícil mas requer uma pouco de atenção do candidato. As questões de Língua Portuguesa são as que eu tenho mais segurança, mas o conteúdo específico da prova também tive o cuidado de estudar”, declarou Cristiane.

Já a candidata Jacqueline Tavares está disputando umas das 10 vagas imediatas para Assistente Administrativo de Fomento. É o terceiro concurso público que ela está participando, o que garante maior tranquilidade para realizar a prova da Afap.

“A prova estava muito boa, de acordo com o que foi exigido no edital, acredito que quem se preparou não tenha tido dificuldade. Agora é só aguardar o resultado”, enfatizou a Jacqueline.

A divulgação do gabarito e das questões da prova objetiva acontecerá nesta segunda-feira, 18, a partir das 17h, no site da FCC. A publicação do resultado definitivo da prova objetiva e de redação está previsto para acontecer no dia 15 de maio.

Vagas

Para nível médio, os cargos são: Assistente Administrativo de Fomento (10 vagas imediatas) e Agente de Fomento Externo (10 vagas imediatas, sendo sete para Macapá, uma para Santana, uma para Oiapoque e uma para Laranjal do Jari).

Para nível superior, os cargos são para Analista de Fomento - Advogado (três vagas imediatas); Contador (três vagas imediatas); Tecnólogo da Informação (uma vaga imediata); Economista (uma vaga imediata) e Analista de Fomento – Crédito (uma vaga).

As remunerações para cargos de nível médio serão de R$ 2.074,11 e para os de nível superior R$ 3.319,77, além de vale-alimentação.

Concursos

Este é o 13º concurso público realizado pelo Governo do Amapá desde 2015. Com este, são 1.447 vagas para ingresso imediato no funcionalismo público. Desse total, já foram efetivados mais de 600 servidores entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica (Politec) e Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) – a maioria dos efetivados são de concursos em andamento desde 2017. Para 2019, existe a previsão de mais seis concursos com destaque para as áreas de saúde e educação.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Cinthya Peixe/Afap

Márcio Pinheiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá