Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 17 de fevereiro de 2017 - 15:21h
Agricultores destacam o fortalecimento da produção familiar
Veículos e equipamentos entregues na manhã desta sexta-feira, 17, fortalecerão a produção
Por:
Foto: Secom
Governador Waldez ressaltou a importância do PAA para o incentivo à produção na agricultura familiar

Produtores da agricultura familiar participaram da entrega de veículos e equipamentos oriundos de um convênio entre o Governo do Estado do Amapá e Governo Federal, para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17, ao lado do Trapiche Eliezer Levy.

Maria José foi uma das agricultoras que acompanhou a entrega, pois queria conferir os benefícios para o município de Pedra Branca do Amapari, distante 183 km de Macapá. Para a moradora da comunidade Sete Ilhas, o caminhão é um incentivo para o trabalho deles.

“Antes tínhamos pouca produção. Com os incentivos do GEA, aumentamos o nosso plantio, então precisávamos de mais caminhões para fazer o transporte dos nossos produtos até as feiras do PAA e agora temos”, disse a produtora.

Outro beneficiado é o José Elias Teixeira, do município de Vitória do Jari. O produtor comemorou a entrega do caminhão e, principalmente, do barco. Além dele, mais de 200 produtores de Vitória poderão utilizar o veículo e a embarcação para o escoamento dos produtos.

“Temos um caminhão pequeno que não atende toda a demanda. Com mais esse caminhão, teremos mais espaço para escoar nossos produtos e o barco vai dar suporte aos nossos agricultores ribeirinhos que têm dificuldades para transportar os produtos até a feira”, destacou Teixeira.

Os municípios de Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Santana, Macapá, Mazagão, Porto Grande, Pracuúba, Serra do Navio e Tartarugalzinho, também receberam um caminhão. Ao todo, foram entregues 13 caminhões para escoamento dos produtos das comunidades para as feiras do PAA.

Foram entregues, ainda, quatro pick-ups para as secretarias do Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR) e de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e equipamentos para Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). O órgão que executa o PAA e foi contemplado com 160 caixas térmicas, 36 balanças de pequeno e grande porte (de até 300 kg), 200 monoblocos plásticos e 100 paletes dupla face.

O valor total do convênio é de R$ 8,2 milhões. O GEA executou 50% do contrato e executará o restante ao longo de 2017. Desde 2015, o Executivo estadual está investindo na agricultura familiar, possibilitando a geração de renda para a população rural e a oferta de produtos com mais qualidade para a população amapaense.

O governador Waldez Góes ressaltou a importância do PAA para o Programa de Produção Integrada, que incentiva a produção na agricultura familiar. “Foi um trabalho intenso para resgatar os recursos que estavam perdidos e temos, agora, dois programas voltados para a agricultura familiar. O PPI apoia a produção no campo e o PAA adquire os alimentos produzidos”.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou do evento e destacou o papel fundamental do governo. “O governo do Amapá cumpriu um papel muito importe nos ajudando a resgatar recursos que estavam perdidos e que agora foram revertidos em aquisição de equipamentos para fortalecer a agricultura familiar”.

Durante o evento, agricultores que participam da Feira Itinerante Solidária, realizada pela SDR em parceria com os produtores da agricultura familiar, doaram cestas com os alimentos comercializados por eles para Casa Beneficente Irmã Bethânia de Santana.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá